Eletrização

Eletrização é o processo pelo qual um corpo eletricamente neutro, adquire cargas elétricas. É possível eletrizar um corpo. Para isso, é necessário fazer com que o número de elétrons se torne diferente do número de prótons. Se o número de elétrons for maior que o número de prótons, o corpo estará eletrizado negativamente; se o número de elétrons for menor que o de prótons, ele estará eletrizado positivamente. A eletrização pode ocorrer de três modos: por atrito, por contato ou por indução.

Eletrização por atrito: quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para o outro. Nesse caso diz-se que ouve uma eletrização por atrito. Após o atrito, os corpos passam propriedades elétricas. Na eletrização por atrito, os dois corpos ficam carregados com cargas iguais, porém de sinais contrários.

Eletrização por contato: quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize. Na eletrização por contato, os corpos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal.

Eletrização por indução: na eletrização por indução, a eletrização de um condutor neutro ocorre por simples aproximação de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles. As cargas do objeto condutor neutro são separadas pela aproximação do corpo eletrizado, ficando as cargas de mesmo sinal do indutor o mais distante possível dele. Desta forma, o corpo fica com falta de elétrons numa extremidade e com excesso de eletros na outra. Na indução ocorre apenas uma separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo.


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade_est%C3%A1tica

http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u39.jhtm

http://www.brasilescola.com/fisica/processo-eletrizacao.htm

Deixe um comentário

Arquivado em Extras

Deixe um comentário