[1º] Movimento e repouso, quem e quando (por Renato Pugliese)

A proposta deste texto é servir como uma possibilidade, dentre tantas outras, de discutirmos a questão do movimento. Assim como dezenas de outros temas serão discutidos aqui (na verdade serão 120 temas), nada como partir de algo bem geral, inaugurando o blog Sobre Física – lendo e escrevendo, iniciando o ano letivo das turmas de 1º ano, onde teremos vários assuntos referentes ao movimento dos objetos.

Viajando para Manaus nesta semana (31/01 a 05/02), participando de um encontro entre físicos, professores e pesquisadores de física, muitas questões apareceram como ligadas ao movimento. Em primeiro lugar, claro, é fundamental falar do avião que, partindo do repouso na cabeceira da pista, inicia um movimento de maneira abrupta, fazendo com que os passageiros “grudem” nos assentos, e modifica seu movimento de puramente horizontal (pista) para um movimento diagonal (decolagem), parte horizontal, parte vertical, voltando depois para o horizontal, mas no céu.

Fig. 1: Avião decolando, guardando trem de pouso (Imagem de divulgação).

Além disso, outra observação interessante é a de que, quando o voo está bem estável (sem sinal de turbulência), olhando para a janela tem-se a impressão de que o planeta Terra está indo para trás e o avião está em repouso, da mesma forma como vemos as árvores/postes ficando para trás quando estamos de carro nas estradas. Isso é interessante pois, se considerarmos que a Terra está girando com alta velocidade, e nem percebemos, várias outras coisas podem estar se movimentando sem a nossa percepção.

Mais adiante, conforme os textos vão sendo escritos, vamos perceber que tudo está em movimento e, ao mesmo tempo, tudo está em repouso. Mesmo o avião voando a 750km/h pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em CA.1AF, CA.1AG, SESI.1A, VF.1MA, VF.1MB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s