[2º] Temperatura e calor: quem é mais importante? (por Renato Pugliese)

Durante os primeiros meses do ano letivo das turmas de 2º ano do Ensino Médio estudaremos os fenômenos, as substâncias e os processos que envolvem os conceitos de temperatura e calor. Desta discussão, será possível compreender como funcionam as máquinas térmicas e as máquinas que produzem ou retiram calor dos objetos, como a geladeira, o micro-ondas, a garrafa térmica, etc. Além destes tópicos, mais para o final do ano, discutiremos também assuntos referentes às ondas sonoras (som) e ao estudo da óptica (luz), e todos seus fenômenos relacionados.

Para tanto, iniciamos com a discussão sobre o que está relacionado com o termo temperatura. Em primeiro lugar podemos falar do clima, se está frio ou quente; também podemos falar do corpo humano, que costuma ter uma temperatura entre 36º e 37º Celsius e, caso atinja valores maiores que estes, é-nos recomendável procurar um médico.

Fig. 1: Termômetro sob o Sol

Sabemos também da capacidade de um forno de micro-ondas esquentar, ou seja, aumentar a temperatura dos alimentos, e da capacidade dos refrigeradores de diminuir a temperatura dos objetos e alimentos, como a geladeira e o freezer. Como se dão esses processos térmicos? E o automóvel, que se movimenta a partir da liberação de calor resultante da queima do combustível, está sujeito a quais processos termodinâmicos?

E desde quando será que o homem sabe medir temperaturas? Nós atualmente utilizamos termômetros de mercúrio, termômetros digitais de contato ou termômetros de infravermelho no dia a dia. Nas indústrias é comum encontrarmos termômetros de gás, além de termostatos que fazem controle de temperatura a partir de lâminas bimetálicas.

Nesta viagem que fiz semana passada para Manaus, não pude deixar de lembrar deste assunto (termologia) ao entrar no avião e sentir a diferença de temperatura motivada pelo aparelho condicionador de ar da aeronave, que estava retirando grande parcela do calor do meu corpo e levando para algum lugar, em uma luta de longo tempo com o Sol que continuava a me ceder calor pelos seus raios que entravam pela janelinha.

2 Comentários

Arquivado em SESI.2A, VF.2MA, VF.2MB

2 Respostas para “[2º] Temperatura e calor: quem é mais importante? (por Renato Pugliese)

  1. Monica barros

    o terto è muito bom

  2. Monica barros

    Temperatura

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s