[1º] O espaço: Como defini-lo? (por Carolina Reche)

Espaço: Como defini-lo? Algo pode existir sem oculpar espaço? O que é espaço? Enquanto pesquisava, procurei respostas de muitas pessoas sobre as mesmas, obtive respostas como: “Espaço é o lugar que um indivíduo, coisa, objeto, animal e etc. ocupa no espaço, e se vc está ocupando um, ele é extremamente seu, pois se vc está nele, não há ar neste local. “Como interpretar esta resposta? Como saber se isto é verdade mesmo? Como relacionar o espaço a Física? Também me fiz esta pergunta, e como qualquer outra pesquisa, fui atrás das respostas, mas eu queria uma resposta que me faria entender de uma forma plena.

Vamos fazer um teste, já que dizem que duas massas, volumes, matérias e etc., NÃO PODEM OCUPAR O MESMO LUGAR NA TERRA, pegue uma caneta, ou qualquer objeto que tenha proximo a você, e deixe-o erguido a sua mão, após feito isso, tente colocar outro exatamente onde está este este objeto que voce pegou primeiro. Conseguiu? Garanto que não, e nunca irá conseguir, e é por isso que dois indivíduos não podem ocupar o mesmo espaço na Terra. Quando eu achava que minha pesquisa estava pronta, e não tinha absolutamente mais nada para explicar, um menino da minha sala disse: “Professor, mas em relação a sombra? eu posso estar em cima dela ocupando um espaço único”. Claro que pode, afinal, a sombra não tem massa. Ela não tem um peso considerável para ocupar espaço na terra, além de que, ela é como se fosse um reflexo seu, é como perguntar se a minha imagem no espelho ocupa espaço na Terra, ou não é?
Cada um de nós, ocupamos um espaço na terra, isso já é óbvio, então porque no espaço sideral, ficamos flutuando? Porque não dá gravidade, claro, porque não há ar.

Mas você sabe se lá no espaço sideral, também oculpamos espaço? Bem, pela lógica, claro que sim, afinal somos um corpo, mas lá já não existe ar, então o espaço que ficamos, permanece vago. Está explicado porque flutuamos no espaço sideral? “Ah Carol, então lá duas pessoas podem ocupar o mesmo lugar, já que não há ar?” Não, negativo, pois como falei, não tem como eu colocar o seu corpo, dentro do meu coprto para ocuparmos o mesmo lugar, então, enquanto isso, vamos nos contentar em cada um ter seu próprio lugar.

Então deixo aqui minha explicação em relação ao espaço, que não podemos existir sem ocupar espaço, nós, indivíduos e massas, mas é claro que a sombra não ocupa espaço, e existe também, então, não podemos dar a certeza de nada, mas enfim, para quem quiser mais definições, explicações e quiser interagir com o assunto, leia o livro “O Universo Elegante”. Além do que, na física, podemos afirmar que tudo parece ser doido, meio confuso e etc., mas se formos atras e perquisarmos, chegaremos a conclusão. Afinal, o que existiria de nós sem as teorias da física?

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o

http://www.fisica.net/

Aulo do profº Renato do dia 16/02

Revista: TUDO SOBRE FÍSICA.

1 comentário

Arquivado em CA.1AG, Recomendados

Uma resposta para “[1º] O espaço: Como defini-lo? (por Carolina Reche)

  1. Carolina Reche

    É gente,rs . . tentei explicar ao maximo .. saiu alguma coisa? AHUAUHA beijos

Deixe uma resposta

