[2º] Precisamos esquentar com o calor (por Beatriz Poglise)

Que dezembro e janeiro é tempo de verão, sol e praia, nós não temos dúvidas. Devemos agradecer ao fato de morarmos em um país próximo ao equador, portanto, os raios do sol chegam aqui mais quentes do que em outras partes do planeta. Já cantava Jorge Ben Jor: “Moro num país tropical, abençoado por Deus…”

Mas, de um tempo pra cá, as temperaturas estão ficando cada vez mais rigorosas, tanto no frio, quanto no calor. Até quanto será que o nosso corpo pode aguentar?

A temperatura corporal, ao chegar aos 40º, já é considerado hipertemia, excesso de calor.

Pensa que é muito difícil o corpo chegar a esse grau de calor? O simples fato de ficar exposto ao sol por um tempo muito grande, pode causar hipertemia, como também a fornos e lugares muito aquecidos. Pode parecer estranho, mas um dos sintomas, é o cessamento da transpiração. Em seguida, vem o aumento da frequência cardíaca, a respiração se intensifica e ocorrem confunsões mentais, tonturas, náuseas etc. Mas, como sempre, uma coisa leva a outra, a hipertemia pode levar a hipovolemia, que consiste na diminuição do volume sanguíneo.

Pois é, pensa que é brincadeira?

Mas não é só essa doença causada pelo sol e altas temperaturas.

Temos também os problemas de pele.

Com o calor, o povo quer mesmo é ir pra praia, pra piscina, e não está nem ai para a proteção. Muitas vezes, nem protetor solar não passam, e ainda, ficam expostos ao sol, no horário em que é mais perigoso, entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde.

Segundo uma pesquisa realizada, “cerca de 80% da exposição aos raios nocivos do sol ocorre até os 18 anos de idade, já que nesta fase da vida o indivíduo está geralmente mais desprotegido”. Então, de olho nas crianças. Use sempre boné ou chapéu, e nunca esquecer do filtro solar.

Aliás, os olhos não ficam fora dessa. Doenças como catarata, entre outras, também entram na nossa lista. Quando o assunto é compra de óculos de sol, nada de marca barata, invista 100% na proteção, adquira somente se tiver “procedência confiável”.

Com saúde não se brinca.

Fontes de pesquisa:

http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286757.shtml

http://biobio-unb-extremos1.blogspot.com/2008/06/normotemperatura-humana-aproximadamente.html

http://www.blogdicas.com.br/doencas-de-pele-causadas-pelo-sol/

Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, VF.2MB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s