[2º] Temperatura* (por Cesar Rodrigues)

Introdução: é uma grandeza física que mede a energia cinética media de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico (o equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos atingem a mesma temperatura). A temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.

Historicamente, dois conceitos de temperatura foram desenvolvidos: um, macroscópico, fornecido pela termodinâmica, e um, microscópico, fornecido pela física estatística. Segundo a termodinâmica – que se fundamenta no estudo de grandezas necessariamente macroscópicas – a temperatura é um parâmetro físico (uma variável termodinâmica) descritivo de um sistema que, vulgarmente associada às sensações de frio e quente, relaciona-se diretamente à lei zero da termodinâmica e ao conceito de equilíbrio termodinâmico de um sistema ou sistemas.

A menor temperatura é o zero absoluto ou zero Kelvin (0 K).que corresponde a -273,15ºC, a maior temperatura já atingida é de 4 trilhões de graus Celsius, quente o suficiente para desintegrar a matéria e transformá-la no tipo de sopa que existiu milionésimos de segundos depois do nascimento do universo, foi usado um acelerador de partículas gigantes do Laboratório Nacional de Brookhaven, do Departamento de Energia do EUA, em Nova York.

A maior temperatura suportada por um ser humano é de 127 graus Celsius a 20 minutos no Maximo, e a menor temperatura suportada pelo ser humano é -20 (com roupas, sem roupas é -15).

*Grande parte deste texto foi copiada do WikiPédia.

1 comentário

Arquivado em SESI.2A

Uma resposta para “[2º] Temperatura* (por Cesar Rodrigues)

  1. Gustavo Henrique

    pow do wikipedia –‘

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s