[3º] Eletricidade (por Ana Cláudia Vedovato)

A eletricidade está presente em tudo á nossa volta, até em nós mesmos.

Esse assunto é considerado bem extenso, pois existem divisões. Começarei falando da eletricidade Natural, o exemplo mais clássico de energia natural é o RAIO. Existente desde a Criação, sua descarga elétrica pode chegar até 25 mil graus centígrados.

Falarei um pouco da descoberta da eletricidade. Por volta de 600 a.C um grande filósofo, Tales de Mileto, possuiu o conhecimento de uma pedra preciosa, na região da Magnésia, que atraía ferro. Devido á cidade, surgiu a denominação “pedra magnética”. Mas sua curiosidade não o deixou parar, ele continuou a procurar outras matérias. Em um de seus experimentos, reparou que a seiva de um pinheiro atraía também, coisas pequenas, coisas leves, não ferro. Essa seiva recebeu o nome de ÂMBAR, que em grego significa Elektron. Essa seiva é uma resina fóssil, com uma coloração amarelada, um pouco transparente. É normal encontrar, presos nessas seivas, pequenos animais conservados, ótimos para outros estudos!

Porém Tales não obteve conhecimento para continuar suas pesquisas. Somente anos depois, William Gilbert, se interessou pelo ímã, e pode continuar suas pesquisas.

A partir do nome âmbar, elektron em grego, e electrum em latim, denominou todas as substâncias que tinham capacidade de atrair algo, de ELÉTRICA.

Somente m 1752, Benjamin Franklin, conseguiu provar que o Raio, era uma forma de energia, ele empinou um pipa com a ponta de metal, atraindo o raio.

A eletricidade atual, já passou por muitas mudanças, a tecnologia ajuda muito também. Havia uma época em que, se associava energia á fios. Isso, hoje em dia não é mais necessário. O que antes era uma seiva, hoje em dia é apenas mais um aparelho tecnológico.

Referências:

http://www.brasilescola.com/fisica/raios.htm

http://www.efeitojoule.com/2008/09/eletricidade.html

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/eletricidade.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-eletricidade/historia-da-eletricidade-2.php

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s