[3º] Esforço compensado pelo conforto (por André Blasques)

A eletricidade sempre esteve presente no universo, como por exemplo, temos as fortes descargas elétricas, os raios, que sempre existiram.

Tudo se inicia quando Tales de Mileto, ao esfregar um âmbar a pele de um carneiro, observou que o âmbar atraiu pedaços de palha e de madeira. Do âmbar surgiu o nome: eletricidade (âmbar, do grego, elektron).

A eletrostática, o estudo de cargas elétricas em repouso, tem inicio em, aproximadamente, 1660, quando Otto Von Guericke monta uma maquina que através do atrito, gerava energia elétrica, Stephen Gray define os condutores e não condutores elétricos no mesmo ano.

Benjamin Franklin, através da garrafa de Leyden, inventada em 1744, na Holanda, cria o primeiro para raio, ele também “separou” as descargas elétricas em: positivas e negativas. (segundo ele, isso causava o atrito).

Um fato marcante na história da eletricidade foi a criação da primeira pilha, criada na Itália, em 1796, por Alessandro Volta, a pilha era constituída por discos de cobre e zinco envolvidos por uma solução ácida, assim gerando energia.

O questionamento de que a eletricidade e o magnetismo estavam muito próximos, veio da iniciativa de Hans Christian Oersted, Dinamarquês, que em 1820, alterou a agulha de uma bussola por meio de uma corrente elétrica.

Em 1827, foi elaborada a “lei de Ampère”, o eletromagnetismo agora possuía formulas para cálculos específicos, também nesse ano, foi elaborada a “Lei de Ohm”, onde foram relacionadas: corrente, tensão e resistência.

O Físico e Químico inglês, Michael Faraday, descobre em 1831, o que seria o inicio dos geradores de energia, pela rotação de um imã dentro de uma bobina.

Em 1833 é criado o telegrafo eletromagnético, o primeiro aparelho que possibilitou a transmissão de mensagens, por meio de códigos, de forma rápida e segura. Nesse mesmo ano, foi criado o motor elétrico, o transformador as leis da eletrolise e o dínamo (aparelho gerador de energia elétrica).

O físico inglês, James Maxwell, em 1864, equacionou o eletromagnetismo, o que facilitaria nove anos mais tarde a criação do Telefone, por Alexander Graham Bell.

Da mesma forma do Telefone, em 1880, surgiria uma das invenções mais uteis para humanidade, foi criada a lâmpada elétrica incandescente, por Thomas Edison, que em 1882, criou também as primeiras usinas de energia elétrica em corrente continua.

A primeira hidroelétrica foi instalada em 1886 nas cataratas do Niágara, localizada na fronteira do Canadá com os Estados Unidos. Quatro anos se passam e Nikola Tesla cria o primeiro gerador trifásico, permitindo dois níveis de tensão.

Atualmente, a China possui a maior hidroelétrica do mundo, a de Três Gargantas, que pode gerar até 22.500 M.W, curiosamente, isso supre apenas 2,4 % das necessidades energéticas atuais da China.

Depois das inúmeras pesquisas e invenções feitas ao longo de todos esses anos, a recompensa para humanidade é o conforto, diversão e praticidade que a energia elétrica nos proporciona, sendo possível observar que cada vez mais a eletricidade esta presente no dia a dia das pessoas.

A sociedade atual é totalmente dependente da energia elétrica e com o tempo, isso só tende a crescer.

Bibliografia

http://www.univasf.edu.br/~edmar.nascimento/iee/1HistoriaEletricidade.pdf

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/eletricidade.htm

http://www.scribd.com/doc/4082878/Fisica-MundoEd-Eletricidade-00-Conceitos

http://www.brasilescola.com/fisica/raios.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADnamo

http://www.mundociencia.com.br/fisica/eletricidade/historiaeletricidade.htm

http://www.athoele.com/china/especial_4.html

http://clickeaprenda.uol.com.br/cgi-local/lib-site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=m&disc=not&codpag=NOT0905180201

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Ni%C3%A1gara

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/telegrafo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MD

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s