[3º] História da Eletricidade (por Natasha Kowalsetskyj)

Tudo é eletricidade. Desde o computador que nos usamos até o nosso corpo, então é seguro dizer que a eletricidade sempre existiu. Não importa como você acredita que o mundo começou, é seguro dizer que a electricidade já estava lá (relâmpago sendo um dos muitos exemplos), mas quando é que descobrimos a eletricidade, e o que aconteceu depois que nós soubemos que ela existia?

Aqui está o que eu descobri:

Cerca de 600 a.C. um cara chamado Tales de Mileto esfregou alguns pedacos de âmbar em algo e pensou: “Legal, vamos chamar isso Eletricidade Estática”

… Ok, não foi tão simples assim. Por algum motivo, ele decidiu escrever em seu diário que pedaços de âmbar friccionados com seda atraíam penas e outros objetos leves.

Alguns milhares de anos mais tarde (1600 d.C. para ser exata) William Gilbert foi o primeiro a usar a expressão “eletricidade”, que é a palavra grega parar âmbar. Gilbert escreveu sobre a eletrificação de muitas substâncias no seu “De Magnete. corporibus magneticisique”

Em 1733. Charles François Du Fay descobriu que a eletricidade vem em duas formas que ele chamou de resinosas (-) e vítreo (+). Benjamin Franklin e Ebenezer Kinnersley mais tarde renomearam como força positiva e negativa.

Em 1747, experimentos de Benjamin Franklin, com cargas estáticas no ar, criou a teoria sobre a existência de um fluido elétrico que pode ser composto por partículas. Sabe aquele filme com os ratos e Benjamin Franklin, onde ele é atingido por um relâmpago descobrindo que o raio é pura eletricidade.

Tirando os ratos é praticamente o que aconteceu. Ele também inventou o para-Raios.

Quando as descobertas sobre eletricidade começaram a surgir, no meio do século XIX, inventores de todas as partes lutavam para criar um tipo de luz elétrica que fosse prática e de preço acessível. O inglês Sir Joseph Swan, em 1878, e o americano Thomas Edison, em 1879, seguiram a mesma linha. Em 25 anos, milhões de pessoas no mundo tiveram luz elétrica instalada em suas casas.

O que surgiu depois disso é assunto para muita pesquisa. Meu espaço é limitado, então eu vou deixar um app. (em inglês) para quem estiver interessado em saber mais.

http://resources.schoolscience.co.uk/britishenergy/14-16/index.htm

Bibliografia

http://resources.schoolscience.co.uk/britishenergy/14-16/index.htm

http://inventors.about.com/od/timelines/a/electricity_timeline.htm

http://www.code-electrical.com/historyofelectricity.html

http://www.thehistoricalarchive.com/happenings/the-history-of-electricity-a-timeline/

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MC, Recomendados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s