[2º] Febre? Alerta máximo (por Sthefany Tuzi)

A febre é um sintoma de que alguma coisa de anormal está acontecendo no nosso corpo. A temperatura corporal varia de pessoa pra pessoa, mas a comum é 37°C. Geralmente, quando a febre se manifesta, sentimos uma sensação de frio e temos calafrios.

Na suspeita de febre, o termômetro entra em ação. O termômetro nada mais é que um aparelho que serve para medir a temperatura corpórea, mas também de objetos, líquidos e gases.

A medição corpórea, no caso da febre, tem que ser medida constantemente para que ela não suba muito, pois ela pode causar convulsão. Nós podemos usar o termômetro digital ou o de mercúrio, usando 3 métodos: através da boca, da axila ou do reto.

Além da utilização do termômetro na área da saúde, ao observarmos dentro de casa notamos que temos termômetros na geladeira, no fogão, que utilizamos para assarmos um simples bolo, e até mesmo para medir a temperatura da nossa casa.

O termômetro de bulbo é o que a gente mais conhece. Ela contém um tipo de líquido, geralmente o mercúrio, às vezes contém álcool. Esse líquido aumenta seu volume conforme a temperatura aumenta, no sistema de dilatação e compressão das moléculas.

Há três tipos de termômetros:

O termômetro digital é um termômetro infravermelho, que não necessita de contato total do corpo ou objeto.

O termômetro de mercúrio é o mais usado, ele basicamente é um tubo, com um pequeno tubo que contém mercúrio, e quando sua temperatura aumenta seu tamanho também aumenta, mostrando sua temperatura.

O termômetro foi inventado por Galileu em 1593. As escalas usadas para a medição do termômetro são: Celsius (a mais usada no uso domestico), Fahrenheit e Kelvin (usadas para medição em indústrias).

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Termômetro

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003400.htm

http://www.brasilescola.com/fisica/escalas-termometricas.htm

http://www.warme.com.br/termometros-industrial.php

Deixe um comentário

Arquivado em VF.2MB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s