[2º] Termômetros: Como medir a temperatura de algo? Pra quê fazer isso? (por Jéssica Nascimento)

Em pri meiro lugar o que são termômetros? Termômetros são pequenos aparelhos cuja função é medir a temperatura ou as variações de temperatura. Segundo o Mundo Educacional o termômetro foi criado por Galileu Galilei e m 1592 e com o passar do tempo foram aperfeiçoando esse objeto, criando assim vários tipos de termômetros entre eles o digital, metálicos, mercúrio entre outros. Valendo lembrar que após esses avanços foram criadas as escalas (para facilitar o uso do termômetro) atribuindo um número a cada medição de temperatura.


No início do século XVIII, Gabriel Fahrenheit (1686-1736) criou a escala Fahrenheit. Alguns anos mais tarde, em 1743, Anders Celsius (1701-1744) inventou a escala Celsius (queUsando los mismos puntos de anclaje Celsius asignó al punto de congelación del agua una temperatura de 0 grados y al de ebullición una de 100 grados.La escala Celsius se conoce como el Sistema Universal. é chamada de “o sistema universal”) e mais tarde a escala Kelvin.

Como medir a temperatura de algo se não podemos sentir através de nossos órgãos de sentidos; se muitas vezes não temos contatos físicos com esse “algo”?!

1° questão saber como medir a temperatura de algo, vamos usar como exemplo: o corpo do ser humano (é um exemplo comum e de fácil entendimento). Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podemos medir seu valor. (É ter cuidado ao escolher o termômetro para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo) acontece quando o mercúrio contido no pequeno bulbo que forma a ponta do termômetro , que possuímos em casa: pondo o bulbo em contato com o nosso corpo, que é de temperatura superior à do mercúrio, este se dilata e se expande ao longo do único caminho da saída que se encontra, ou seja, ao longo do tubinho situado ao centro da escala graduada. O mercúrio expande-se proporcionalmente à quantidade de calor que lhe é transmitida e daí, a um certo ponto, para. Em correspondência àquele ponto, pode-se ler a temperatura do nosso corpo, medida com a dilatação do mercúrio.

2° Pra quê fazer isso?! É um método muito importante pois nos ajuda a medir a temperaturas de “várias coisas“, como foi citado acima o do corpo humano ela facilita para saber como estar nossa temperatura se estar acima do normal e etc…

Como fazer um termômetro caseiro (:

Você só precisa de uma água quente, uma bacia, um tubo e uma garrafa com tampa de vidro. Um termômetro nada mais faz do que medir a temperatura de um objeto (ou de nós quando estamos doentes), ao ter um fluído expandido quando aquecido, ou contraído quando esfriado. A maioria dos termômetros utilizam como fluído o mercúrio ou álcool para expandir/contrair. Coloque um pouco de água numa garrafa com um tubo e lacrada, como indicado na figura (a cortiça é um bom material para se utilizar como tampa). Jogue água quente sobre a garrafa (que deve estar dentro de uma bacia). O que acontece? A água quente aquece o ar interno da garrafa, fazendo com que as moléculas deste ar interno movimentem-se cada vez mais, e empurrando a água que está dentro da garrafa par o tubo. Ou seja, ao jogar água quente, aumentamos a pressão do ar no interior da garrafa, que tenta expelir a água dentro desta para fora.

Fonte:

http://www.brasilescola.com/fisica/escalas-termometricas.htm

http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_28.asp

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/a-evolucao-dos-termometros-das-escalas.htm

Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, VF.2MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s