[3º] Forças involuntárias: o quanto estão ao nosso redor? (por Milton de Paiva Filho)

Uma interação fundamental é uma ação que ocorre naturalmente, sem a necessidade de outras forças ajudarem nesta união. Também chamada de força fundamental, embora esse termo seja pouco usado porque a gravidade não é vista como uma força segundo a teoria de Newton, essas forças fundamentais são alvo de estudo de estudos de cientistas a mais de meio século e continua até hoje, pois elas explicam todo acontecimento físico até mesmo uma colisão de galáxias, por exemplo.

Essas interações fundamentais são a gravidade, o magnetismo, energia nuclear forte e energia nuclear fraca. Vamos a elas:

Gravidade

Ainda há muitas teorias de como ela surgiu, umas dizem que ela é mediada por grávitons que seriam partículas hipotéticas, enfim não importa a teoria o que podemos dizer com certeza é que ela existe e que exerce papel fundamental sobre o mundo, e que essa é a força de menor intensidade mas é a de maior escala.

Eletromagnetismo

É uma força de grande alcance e forte, é nessa força que a eletricidade se mostra, antes eletricidade e magnetismo eram vistos como duas coisas separadas, até que Maxwell uniu esses dois aspectos criando então o eletromagnetismo, que pode ser visto até mesmo no nosso dia a dia, como um arco íris, por exemplo.

Energia nuclear forte

É responsável pela união de prótons e de nêutrons para a formação de um núcleo atômico, é a mais forte das interações fundamentais e a de menor raio de ação. Surgiu graças a experimentos do japonês Yukawa em 1934, mas, só foi dada como concreta em 1970 onde surgiram teorias que a explicassem.

Energia nuclear fraca

É responsável pela passagem de um nêutron para próton e vice–versa, num procedimento conhecido como processo radioativo, é uma força de pequeno alcance, também responsável por fenômenos de núcleo atômico como o decaimento beta.

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MD

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s