[3º] Interações Fundamentais (por Gabriel Cano)

Yae pessoal eu sou Gabriel Cano o colunista dessa semana do blog Sobre Física – lendo e escrevendo. O tema dessa semana é Interações fundamentais. O que são interações fundamentais?

Interações fundamentais, interar do latim interat, em grego (letras loucas que não da para se escrever no blog), em alemão bekannt machen… Ah vamos deixar essas babozeiras de lado vamos falar de física de um jeito legal.

As interações fundamentais são 4, se elas fossem power rangers a lei da gravidade seria o ranger vermelho, ou o branco dependendo da temporada, bom ela é a mais conhecida, a mais bam bam bam. A gravidade foi descoberta por Newton, Isaac Newton.

Generalização relativística é a teoria da Gravitação de Einstein, também chamada de Teoria da Relatividade Geral de Einstein. O melhor termo para ela seria Geometrodinâmica, uma vez que a relatividade geral geometriza a gravitação. Para descrever os estágios iniciais da formação do Universo precisamos de uma teoria quântica da gravitação, algo que os físicos ainda não possuem, apesar dos enormes esforços desenvolvidos para isto.

Todos sabem o que é força gravitacional, é a gravidade tão conhecida por todos em física e também nos tropeços e capotes que acabamos levando. Ela é uma força fundamental porque ela é primordial, primária, antes de tudo ela estava lá. Digamos que se tudo que existe fosse uma mulher as interações fundamentais seriam a custela do homem, que nas histórias bíblicas foi da onde a mulher nasceu. Ainda podemos ir mais além, se tudo que existe e fora descoberto fosse o brasil, as interações fundamentais seriam os índios, que já estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Ainda podemos ir muito mais além, se tudo que existe fosse o corinthians as interações fundamentais não seriam a libertadores.

Acho que já da para nós sabermos e tirarmos uma base do que elas são, então vamos continuar com as outras três forças fundamentais.

Eletrodinâmica seria todas as forças que estão relacionadas a eletricidade e o magnetismo. Se ela fosse um power ranger concerteza ela seria o vermelho ou o preto dependendo da temporada, porque é a segunda força que nós mais conhemos, e não deixa de ser tão importante quanto a gravidade.

Esta é a teoria física que descreve os fenômenos elétricos e magnéticos, ou seja as forças eletromagnéticas. A formulação clássica da Eletrodinâmica foi feita por James Clerk Maxwell. A teoria clássica construída por Maxwell já era consistente com a teoria da relatividade especial de Einstein. O “casamento” desta teoria com a mecânica quântica, ou seja, a construção de uma “Eletrodinâmica Quântica”, foi realizada por grandes nomes da física tais como Feynman, Tomonaga e Schwinger nos anos que compõem a década de 1940.

As outras forças nós não ouvimos falar tanto no nosso dia a dia quanto as outras, porém são tão importante quanto, que são as forças nucleares fortes e fracas.

A força fundamental nuclear fraca é a que explica os processos de decaimento radiativo, tais como o decaimento beta nuclear, o decaimento do pion, do muon e de várias partículas “estranhas”. É interessante notar que esta força não era conhecida pela física clássica e que sua formulação como teoria é estritamente quântica.

Hoje dentro do mundo físico a interação fundamental nuclear fraca tem um espaço de “reconhecimento” maior com as novas teorias criadas por Glashow, Weinberg e Salam que é conhecida por Teoria de Glashow-Weinberg-Salam. Nesta nova teoria a força eletrodinamica faz parte da nuclear fraca. Esta unificação entre a interação fraca e a interação eletromagnética reduz o número de forças existentes no Universo a apenas 3: força gravitacional, força forte e força eletrofraca.

A força fundamental nuclear forte se não é a mais, no meu ponto de vista, é uma das mais importantes. Esta força é responsavel pelos fenômenos nucleares dos prótons. A estabilidade nuclear deles e de várias outras coisas é esta força que controla. Se ela não existisse provavelmente enquanto você estivesse lendo este texto a qualquer momento você poderia explodir, e eu também não iria nem conseguir terminar de escrev

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brincadeira não explodi. Esperam que tenham gostado deste texto dando uma explicação/introdução às interações fundamentais.

Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, VF.3MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s