[3º] Interações fundamentais (por Victor Perez)

Começaremos esse tema levantando a questão principal: O que é isso? Bom, a resposta é simples, podemos deduzir que se são fundamentais, precisam sempre ocorrer logo podemos citar a gravidade conhecida por nós meros mortais e no mundo da física conhecida como interação gravitacional. A força da gravidade é o que nos mantêm no chão, ausência de gravidade poderíamos notar coisas extremamente bizarras, por exemplo, imagine que você esteja comendo, sem a gravidade, sua comida estaria flutuando, você estaria se sentindo totalmente leve, livre e solto, pois a gravidade é o que nós faz possuirmos peso. Na água podemos observar que qualquer pessoa fica “sem” peso porque a força de empuxo da água diminui a força da gravidade, então podemos flutuar e fazer outras coisas que não são possíveis em terra.

Agora vamos a chamada interação forte, ela consiste basicamente na teoria da estabilidade nuclear, ela não deixa que prótons e elétrons sintam uma imensa repulsão, assim, destruindo o núcleo de um átomo, então não seria possível a vida, pois essa interação é responsável pelo formação de átomos. O ar que respiramos é constituído de átomos, nós antas babantes seres humanos somos constituídos de átomos então basicamente não existiria absolutamente nada!

Contei para vocês que existem 4 interações fundamentais? Aqui está nossa terceira interação, a interação eletromagnética, ela possui os ideais de James Maxwell, que defende a teoria do movimento de cargas elétricas formando uma corrente elétrica que gera o eletromagnetismo. Eletromagnetismo em resumo, é a força positiva e negativa que cada corrente elétrica possui. Um exemplo comum, é o ímã, você pode observar com esses imãs, que eles sempre vão possuir um lado que atrai um paro o outro e um lado que retrai um paro o outro. São os polos negativo e positivo, positivo com positivo acontece a retração, assim como negativo e negativo, mas lembrem-se daquele ditado popular “Os opostos se atraem!” Quando o assunto é relacionamento, isso pode ser uma enorme mentira mas quando o assunto é física, essa é uma das regras mais importantes.

Se temos uma interação forte, devemos ter uma interação fraca, não há muito que se falar dela, a teoria mais aceita é que há um ligamento direto entre da interação fraca e da interação eletromagnética, gerando apenas uma interação chamada: Interação eletrofraca. Mas voltando um pouco a interação fraca, ela constitui de explicar “acontecimentos estranhos” dentro dos núcleos chamados “Decaimento” e “Radioatividade” Radioatividade pode ser considerada como elementos químicos que emitem partículas de altas energias. Já o decaimento é explicado como um elemento radioativo que “expulsa” alguns prótons e elétrons para se tornar estável, formando um novo elemento químico.

 

Deixe um comentário

Arquivado em VF.3MB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s