[3º] Interações físicas naturais (por Michael Melo)

Na física atual são descritos os fenômenos naturais em termos de quatro interações fundamentais: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca

A força gravitacional é relacionada com a quantidade de matéria dos corpos, onde existe uma relação direta com a concentração desta matéria. A força gravitacional é sempre atrativa – então, massa sempre atrai massa. É a força que estabiliza o universo. Esta interação esta ligada a Lei da Gravitação Universal;

A força eletromagnética é a interação responsável pela formação dos átomos, pelas ligações moleculares e pelos processos biológicos fundamentais. A força eletromagnética pode ser atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal das cargas envolvidas. Esta força está ligada a lei de atração e repulsão entre cargas elétricas pontuais.

Estas duas interações são as únicas que podem ser observadas macroscopicamente.

A força nuclear forte é responsável pela coesão dos prótons e dos nêutrons no interior dos núcleos atômicos e pela ligação dos quarks no interior dos Hádrons. Esta força esta ligada a Teoria de Cromodinâmica Quântica.

A interação nuclear fraca é a responsável pelos processos radioativos, em que núcleos atômicos instáveis decaem e emitem partículas.

Estas duas últimas interações são apenas vistas microscopicamente. Estas quatros forças estão relacionadas a eletricidade, pois estas forças trabalham com propriedades encontradas na eletricidade.

Fonte:

http://educacao.uol.com.br/fisica/forca-gravitacional.jhtm

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/simetria.pdf

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3ME

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s