[1º] Como medir o espaço e o tempo? (por Daniel Palmeira)

Para nós medirmos o espaço nós podemos usar régua, fita métrica, trena, etc. Para medirmos o tempo temos varias coisas a nossa disposição que foram citados na sala, por exemplo, o relógio, sol, lua e ampulheta e eu pude observar que entre muitos citados na sala muitos esqueceram dois que na minha pesquisa eu pude achá-los que segue texto abaixo.

Pêndulo

Durante os últimos três séculos, o pêndulo foi o mais confiável medidor de tempo, sendo substituído apenas nas últimas décadas por oscilações atômicas ou eletrônicas.

Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afetarem todo o sistema mecânico, Variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°, fazem um relógio adiantar cerca de 15 segundos por dia, o que não é tolerável mesmo num relógio caseiro. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente,  e assim compensando as perdas devidas ao atrito.

Cronógrafo

Cronógrafo é um instrumento que mede o tempo e conserva a unidade, na maioria dos modelos até centésimos de segundo. Na verdade, e ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, um cronômetro é um certificado que atesta a alta precisão de um relógio. Aquilo a que a grande maioria de pessoas chama de cronômetro é na verdade um contador, ou um cronógrafo.

Em questão de medidor de espaço muitas pessoas se perguntam: Dá pra medir alguma coisa sem comparar com outra coisa?

Num tem como não conseguir comparar, você sempre consegue, existe sempre um instrumento de medição adequado; E as vezes você não precisa comparar por ter um certo conhecimento.

Por exemplo quando nós olhamos para um desenho de um ponto A ate um ponto B, sem um medidor nós conseguimos aproximadamente comparar o espaço fornecido pela distancia dos pontos.

Referencia:

http://www.mundodosrelogios.com/medidorestempo.htm#medidor_tempo

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.1A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s