[1º] Medidores de espaço e tempo…* (por Mayara Zarantonelli)

Para tudo usamos medidas, sem elas não é possível construir uma casa com uma boa estrutura ou simplesmente saber se uma régua de 30cm mede exatamente esse valor.

Como vemos por ai, o segundo que em sua definição mais recente é S.I (Sistema Internacional) é um número extremamente alto que envolve a vibração de radiação de um átomo, ou o quilograma, que é a massa de um cilindro de alumínio que fica guardado em Sèvres na França, e temos também o metro que é a distância percorrida pela velocidade da luz.


Desde que essas possibilidades de medidas apareceram, todos se baseiam nela e com essas definições percebemos duas coisas: primeiro, a precisão máxima que se pode atingir para definir grandezas com as quais lidamos todos os dias. A segunda consideração pode responder nossa pergunta, que é: apesar de extremamente precisas, estas medidas são convenções humanas e não especificam nada da “realidade” que esteja fora do pensamento humano.

Basta referir que com esta definição de tempo é possível produzir um relógio atômico que não ganhará nem perderá um segundo nos próximos 20 milhões de anos! Depois disto não há razão para chegarmos atrasados às aulas.

*O conceito atribuído ao texto será menor do que os outros devido ao número de linhas abaixo do combinado.

Deixe um comentário

Arquivado em CA.1AF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s