[3º] Eletrização (por Arielly Gracy)

Muitas pessoas não gostam de física, consequentemente, não gostam de eletrização que é a parte da física que estuda a eletricidade dos corpos e suas cargas horárias. Para as pessoas que têm dificuldade de entender nesta disciplina irei dar-lhes uma ajuda!

Primeiramente, para falar de eletrização, precisamos saber o que é isso! Bem é muito simples, eletrização nada mais é do que a passagem de elétrons de uma camada para outra. Porem o que você precisa saber sobre a eletrização é que há três formas de acontecer este fenômeno:

Por atrito: Para explicar-lhes a eletrização por atrito darei um exemplo: temos dois objetos, um bastão de vidro e uma flanela, apesar dos dois estarem neutros, isto não significa que não há elétrons neles, pelo contrario as cargas estão no objeto, mas elas estão “inativadas”; quando esfregarmos os dois objetos um no outro, nós estamos ”agitando” estas cargas, ficando o bastão de vidro com cargas elétricas negativas, e a flanela, com cargas positiva.

Por contato também darei um exemplo: se tivermos dois corpos condutores A e B: (A) positivamente eletrizado, e o outro (B) neutro. Se colocarmos um em junto do outro (em contato) as cargas positivas de A, atraem as negativas de B. Quando separamos estes corpos percebemos que o corpo B (neutro) perdeu elétrons, portanto ficou positivamente eletrizado.

E há também a eletrização por indução que é a mais “chatinha” de se aprender, que é, por exemplo: Um bastão eletrizado positivamente é aproximado de uma esfera metálica neutra pendurada por um fio isolante, a carga positiva do bastão atrairá cargas negativas da esfera e repelirá as cargas positivas. Quando o bastão for afastado, cessará o processo de indução eletrostática e a esfera voltará à neutralidade.

Quando um corpo eletrizado negativamente é ligado à Terra, seus elétrons em excesso escoam para ela, fazendo com que esse corpo fique descarregado ou neutro.

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s