[3º] Eletrização (por Kemilyn Ferraz)

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.

A eletrização por atrito é quando á uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que ira deixar um dos objetos carregados eletricamente ( como por exemplo a do canudo com a latinha se lembram?). Porem os corpos atritados ficam com cargas de sinais opostos.

Há também a eletrização por contato que é aquela que necessita de pelo menos um dos corpos carregado eletricamente, considere um condutor carregado positivamente e outro condutor neutro. Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente. Essa transferência irá ocorrer de maneira bem rápida até que ambos os condutores fiquem com o mesmo potencial elétrico. E depois eles simplesmente se separam por estarem com a mesma carga (triste não é?).

Eletrização por indução. Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome.

Pense em três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro. Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros. O condutor carregado será o mau elemento e os condutores neutros, os influenciados.

Durante essa aproximação, observa-se uma separação de cargas nos condutores neutros. Como o indutor é positivo, o induzido mais próximo do indutor ficará negativo e o induzido mais afastado ficara positivo, separando assim as sua cargas que antes eram neutras.


Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. Espero que tenha ajudado e que vocês tenham gostado.

1 comentário

Arquivado em CA.3MC

Uma resposta para “[3º] Eletrização (por Kemilyn Ferraz)

  1. matheus

    Muito legal me ajudou muito
    Valeu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s