[3º] Tudo se descomplica a partir da obtenção de uma visão mais critica (por Gabriela Tagliatelli)

A eletrização acontece quase sempre em nossas vidas, basta termos uma visão mais critica para percebemos sua atuação no meio. A partir do texto passaremos a notar a presença deste fenômeno na natureza.

A eletrização é a transferência de cargas elétricas entre os corpos. Este fenômeno pode ser feito por atrito, contato ou indução. E para relembrarmos esses fenômenos darei uma pequena definição.

A eletrização por atrito é causada com uma determinada pressão esfregando um material em outro, com isso havera a troca de energia entre ambos os corpos, que inicialmente estavam neutros e passaram a ficar com cargas diferente um do outro. Um exemplo do dia a dia em que não percebemos é quando estamos penteando o cabelo. Os melhores materiais pra esse tipo de eletrização são os não condutores tipo âmbar e vidro.

A eletrização por contato se resume ao contato de dois corpos um de inicio neutro e outro eletizado, ao fim deste contato ambos estaram eletrizados.um exemplo comum seria:

A diferença da eletrização por contato pra do atrito e de que ela necessita de pelo menos um corpo carregado para que tenha a eletrização.

E temos a última e mais complexa, porém mais interessante, eletrização por indução em que não há contato entre os corpos .Um exemplo é um bastão eletrizado pozitivamente é aproximado de uma esfera metalica neutra que esta pindurada por um fiu, a carga positiva do bastão atrai cargas negativas da esfera e afastara as cargas positivas qando afastar o bastão a eletrização por indução cessara fazendo a esfera voltar a ser neutra.

Relembrando a matéria pode-se observar que muita ação do nosso dia a dia provoca a eletrização, como pentear os cabelos, ficar perto da tela de televisão, tomar um choque entre, outros acontecimentos.

Nada é tão difícil que não possa ser resolvido, basta estudarmos física de um modo mais descontraído que estaremos ganhando informações , assim nos da uma visão mais critica sobre tudo, logo pensamos física.

Fontes:

http://terceirao301iee.blogspot.com/2009/03/carga-eletrica.html

http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u39.jhtm

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3ME

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s