Pergunta: O corpo humano suporta velocidades muito altas? Quanto?

Muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre isso, muitas vezes por desinteresse no assunto ou algo parecido. Mas isso é bem interessante, uma curiosidade e que acrescenta ao nosso conhecimento.

Agora respondendo a pergunta… Bem, a questão aqui não é bem a velocidade e sim a sua variação, ou seja, a aceleração. O corpo humano não suporta variações bruscas de velocidade num curto intervalo de tempo. Então, o problema não está na sobrevivência à velocidade e sim nos fatores que teriam que ser enfrentados até se estabilizar nessa velocidade.

Muitos se perguntam até que velocidade o corpo humano suportaria, claro que é bem menor que a velocidade da luz, porque o corpo não tem uma estrutura “feita” para isso, sua estrutura não é resistente o bastante, fora que nada chega a tal velocidade, somente a luz.

Os foguetes existentes aceleram logo após o lançamento e, depois, realizam a viagem a uma velocidade constante. A aceleração inicial nunca é superior a sete vezes a aceleração causada pela gravidade que nos puxa para a Terra por segundo. Como o organismo humano só suporta essa aceleração por pouquíssimo tempo, os cientistas acreditam que, para se atingir uma velocidade próxima à da luz, o melhor seria manter uma aceleração constante tolerável ao homem. Um foguete, cuja aceleração fosse mantida igual à gravidade da Terra, alcançaria a velocidade da luz em apenas um ano de vôo.

A tecnologia disponível ainda não permite a construção desse foguete com a aceleração constante e falta descobrir um combustível que, além de super potente, possa ser armazenado em espaço razoável. Fora que, como o físico alemão Albert Einstein provou, a massa de um corpo tende a aumentar gradativamente em altíssima velocidade… Quando um foguete estiver a 10% da velocidade da luz, ou 30.000 quilômetros por segundo, ou ainda 0,1 c (em física, c é igual à velocidade da luz), sua massa começa a crescer, fazendo assim o corpo explodir se continuar a tal velocidade por algum tempo.

Cientista nenhum conseguiu chegar se quer perto de se realizar tal façanha (fazer o homem ao menos chegar perto da velocidade da luz), mas quem sabe no futuro com a tecnologia bem mais evoluída o homem não consiga realizar.

Então por enquanto só podemos lamentar, porque se o homem conseguisse chegar a tal velocidade sem levar em conta os fatores que teriam de ser enfrentados, seria possível alcançar galáxias distantes e observar fantásticos fenômenos luminosos durante a viagem.

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Extras

9 Respostas para “Pergunta: O corpo humano suporta velocidades muito altas? Quanto?

  1. Thais

    Se pudéssemos viajar na velocidade da luz, eu acredito que poderíamos então criar uma máquina do tempo /o/. Já vi que os cientistas estão estudando essa possibilidade..mas que seria impossível de alterar o passado..quem sabe daqui uns 50 anos não poderemos fazer loops temporais? É uma questão de tempo..e quântica [bléh].

    vi isso nesse site: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=maquinas-tempo-futuro-detectadas-hoje&id=010130110221

    muito interessante, aliás 😀

  2. Michelle Brunna

    Para se atingir uma velocidade próxima à da luz, o melhor seria manter uma aceleração constante tolerável ao homem. *o*

  3. Pedro

    É, só que mantendo uma aceleração constante tolerável ao homem, demoraria mais de 400 anos para atingir a velocidade da luz.

    Sobre viajem no tempo, creio que só é possível ir ao futuro sem volta, pois quando você viaja muito rápido o tempo passa mais devagar para você, então se você saísse do planeta terra e ficasse viajando na velocidade da luz por um tempo, quando voltasse a terra já teria envelhecido muito mais que você;

  4. nada ver nuca iria criar uma maquina do tempo se nao iria alterar o presente derrrrrrrrrrrrrrr.

  5. Alef

    Excelente, pesquisa muito boa!

  6. Dalton Junior

    Muito interessante! Obrigado pelo conhecimento transmitido.

  7. Olá! Meu sonho e se tornar o flash, aumentando a velocidade das minhas celulas pra que meu corpo possa suportar MAC 2 por exemplo queria saber se isso e possivel? e dps criar um raio propositalmente que tenha a força da aceleração e velocidade para que meu corpo suporte isso.
    oq acham?loucura né? kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s