[1º] Pergunta: O corpo humano suporta velocidades muito altas? Quanto? (por Bianca Campaner)

Muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre isso, muitas vezes por desinteresse no assunto ou algo parecido. Mas isso é bem interessante, uma curiosidade e que acrescenta ao nosso conhecimento.

Agora respondendo a pergunta… Bem, a questão aqui não é bem a velocidade e sim a sua variação, ou seja, a aceleração. O corpo humano não suporta variações bruscas de velocidade num curto intervalo de tempo. Então, o problema não está na sobrevivência à velocidade e sim nos fatores que teriam que ser enfrentados até se estabilizar nessa velocidade.

Muitos se perguntam até que velocidade o corpo humano suportaria, claro que é bem menor que a velocidade da luz, porque o corpo não tem uma estrutura “feita” para isso, sua estrutura não é resistente o bastante, fora que nada chega a tal velocidade, somente a luz.

Os foguetes existentes aceleram logo após o lançamento e, depois, realizam a viagem a uma velocidade constante. A aceleração inicial nunca é superior a sete vezes a aceleração causada pela gravidade que nos puxa para a Terra por segundo. Como o organismo humano só suporta essa aceleração por pouquíssimo tempo, os cientistas acreditam que, para se atingir uma velocidade próxima à da luz, o melhor seria manter uma aceleração constante tolerável ao homem. Um foguete, cuja aceleração fosse mantida igual à gravidade da Terra, alcançaria a velocidade da luz em apenas um ano de vôo.

A tecnologia disponível ainda não permite a construção desse foguete com a aceleração constante e falta descobrir um combustível que, além de super potente, possa ser armazenado em espaço razoável. Fora que, como o físico alemão Albert Einstein provou, a massa de um corpo tende a aumentar gradativamente em altíssima velocidade… Quando um foguete estiver a 10% da velocidade da luz, ou 30.000 quilômetros por segundo, ou ainda 0,1 c (em física, c é igual à velocidade da luz), sua massa começa a crescer, fazendo assim o corpo explodir se continuar a tal velocidade por algum tempo.

Cientista nenhum conseguiu chegar se quer perto de se realizar tal façanha (fazer o homem ao menos chegar perto da velocidade da luz), mas quem sabe no futuro com a tecnologia bem mais evoluída o homem não consiga realizar.

Então por enquanto só podemos lamentar, porque se o homem conseguisse chegar a tal velocidade sem levar em conta os fatores que teriam de ser enfrentados, seria possível alcançar galáxias distantes e observar fantásticos fenômenos luminosos durante a viagem.

8 Comentários

Arquivado em CA.1AF, Recomendados

8 Respostas para “[1º] Pergunta: O corpo humano suporta velocidades muito altas? Quanto? (por Bianca Campaner)

  1. Thais

    Se pudéssemos viajar na velocidade da luz, eu acredito que poderíamos então criar uma máquina do tempo /o/. Já vi que os cientistas estão estudando essa possibilidade..mas que seria impossível de alterar o passado..quem sabe daqui uns 50 anos não poderemos fazer loops temporais? É uma questão de tempo..e quântica [bléh].

    vi isso nesse site: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=maquinas-tempo-futuro-detectadas-hoje&id=010130110221

    muito interessante, aliás😀

  2. Michelle Brunna

    Para se atingir uma velocidade próxima à da luz, o melhor seria manter uma aceleração constante tolerável ao homem. *o*

  3. Pedro

    É, só que mantendo uma aceleração constante tolerável ao homem, demoraria mais de 400 anos para atingir a velocidade da luz.

    Sobre viajem no tempo, creio que só é possível ir ao futuro sem volta, pois quando você viaja muito rápido o tempo passa mais devagar para você, então se você saísse do planeta terra e ficasse viajando na velocidade da luz por um tempo, quando voltasse a terra já teria envelhecido muito mais que você;

  4. nada ver nuca iria criar uma maquina do tempo se nao iria alterar o presente derrrrrrrrrrrrrrr.

  5. Alef

    Excelente, pesquisa muito boa!

  6. Dalton Junior

    Muito interessante! Obrigado pelo conhecimento transmitido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s