[3º] Carga elétrica, ser ou não ser? (por Juliana Macedo)

Já é de nosso conhecimento que toda matéria é formada por átomos, e por sua vez, os átomos são compostos por três tipos de partículas elementares: Os prótons, nêutrons, e elétrons. E cada um possuindo sua própria carga elétrica.

Os prótons (P) possuem cargas elétricas positivas, os elétrons (e) cargas negativas, e os nêutrons possuem sua carga elétrica neutra.

Se um corpo possuir um número igual de prótons e elétrons, a carga elétrica será nula, e assim o classificamos como neutro.

Quando um corpo possui um maior numero de elétrons do que prótons, a carga elétrica se torna negativa, e assim o classificamos como um corpo eletrizado negativamente.

Já um corpo eletrizado positivamente, possui um maior numero de prótons do que elétrons, fazendo com que a carga seja positiva.

CORPO NEGATIVO GANHOU ELÉTRONS
CORPO POSITIVO PERDEU ELÉTRONS
CORPO NEUTRO PRÓTONS = ELÉTRONS

A unidade de medida que usamos para a medida de cargas elétricas é denominada Coulomb (C). Derivado do nome do físico francês Charles Augustin de Coulomb, o qual desenvolveu diversos estudos sobre a eletricidade. Podemos citar a “Lei de Coulomb”, que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Nesses estudos, resumidamente, ele trata dos fenômenos de atração e repulsão que ocorrem entre as cargas.

Não podemos esquecer estes conceitos, pois as Leis da Atração e Repulsão se baseiam nestes estudos. Sinais iguais se repelem, e sinais diferentes se atraem.


E para ajudar na resolução de problemas que ‘necessitam’ a ajuda da matemática, temos a fórmula:

Q= n.e

No qual Q, refere-se à carga elétrica. A quantidade de cargas elementares é representada por n, e a cara elétrica elementar por e.

Links e referências

http://www.infoescola.com/fisica/carga-eletrica/

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s