[3º] Por que alguns objetos se atraem e outros se repelem? (por Maria Luiza Rossi)

Como já sabemos, toda a matéria é constituída por átomos, e estes por sua vez são constituídos por partículas ainda menores, as Partículas Subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons. No modelo atômico atual, podemos distinguir as duas regiões do átomo, o núcleo onde estão concentrados os prótons e os nêutrons, e a eletrosfera, onde os elétrons estão girando ao redor do núcleo.

Em todos os átomos, o numero de elétrons é igual ao numero de prótons, porem suas massas são diferentes. Enquanto o próton e o nêutron possuem massas quase iguais, o elétron apresenta uma massa muito menor. Mas, o fato de o elétron se manter em uma órbita ao redor do núcleo, chamou a atenção de cientistas, que após várias pesquisas, concluíram que há uma força muito intensa entre o próton e o elétron e é ela que consegue deixar o elétron em sua órbita. A essa força foi atribuído o nome de Força Elétrica, e ao próton e ao elétron, a propriedade de possuírem Carga Elétrica.

Concluíram também que os elétrons repelem outros elétrons e os prótons repelem outros prótons. Dizemos, por isto, que as partículas com carga igual se repelem e as partículas com carga oposta se atraem. Convencionou-se chamar a carga dos prótons de positiva (já que sua massa é maior) e a carga dos elétrons de negativa (pois sua massa é menor).


Entretanto, experiências feitas com os nêutrons revelaram que estes não geram nenhuma força elétrica, nem de atração nem de repulsão, na presença de elétrons, prótons ou mesmo entre si.

Normalmente, cada átomo é eletricamente neutro (possui a mesma quantidade de carga positiva e negativa), e nós podemos “eletrizar” esse corpo, dando uma carga pra ele, nos processos de indução, contato ou atrito, como na brincadeira do papel, caneta e cabelo (feita na sala de aula).

Assim, podemos concluir que não sabemos na realidade a origem da força elétrica e da carga elétrica, e nem o que ela realmente é, podemos apenas afirmar que ela é uma propriedade do próton e do elétron.

Fonte

http://terceirao301iee.blogspot.com/2009/03/carga-eletrica.html

Física (volume Único)- Sampaio e Calçada – Editora Atual.

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3ME, Recomendados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s