[3º] Afinal, o que é carga elétrica? (por Lucas Pires)

Muitas dúvidas pairam sobre o termo “carga elétrica”, afinal, é uma substância? Um objeto? Uma característica? É palpável ou não? Nada disso.

Carga elétrica é uma propriedade fundamental da física, associada a algumas partículas elementares que constituem os átomos (prótons, elétrons, nêutrons, pósitrons, neutrinos, etc.). A existência de atração e repulsão foi descrita pela primeira vez em termos de cargas elétricas por Charles François de Cisternay du Fay em 1773, estudando a eletrização por atrito, concluiu-se que existem dois tipos de carga: positiva e negativa. Quando as cargas são iguais elas se repelem e quando diferentes, se atraem.

Todos os corpos tem carga, normalmente são neutros por ter quantidades iguais de cargas positivas e negativas. Quando um objeto “A” transfere carga para um objeto “B” este fica com a mesma quantidade de carga, mas com sinal contrário, logo, se atraem.

Quantização de cargas: Os elétrons também possuem uma carga, e esta é chamada de carga elementar e é representada por e. Esta carga é chamada elementar, pois é a menor quantidade de carga encontrada na natureza e este valor é:


Exemplos: pegue uma caneta e a “esfregue” na camiseta, cabelo, em um pedaço de papel ou qualquer outra coisa, depois de fazer o atrito com a caneta, aproxime-a de papéis picados e verá que os papéis são atraídos pela caneta, isso porque as cargas da caneta e dos papéis são diferentes e se atraem.

O vídeo abaixo pode parecer estranho e engraçado, mas explica muito bem o que é eletrostática, as interações entre prótons e nêutrons e da alguns exemplos de atração e repulsão.

Com tudo isso percebemos que eletrostática e carga elétricas são partes bem simples e fáceis de entender da física e que não perderemos noites de sono preocupados com esta parte da matéria.

Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, VF.3MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s