[3º] Carga Elétrica* (por Bruno Augusto)

A carga elétrica é uma das propriedades fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares (partículas que constituem os átomos como: prótons, elétrons, pósitrons, nêutrons, neutrinos, etc.). Cada partícula elementar recebe um valor numérico que representa sua quantidade de carga elétrica. A carga elétrica é medida indiretamente pelos cientistas. Algumas partículas não possuem carga e são chamadas de neutras. O nêutron é um exemplo desse tipo de partícula. O elétron e o próton receberam um valor de carga elétrica denominado carga elementar, representado pela letra e. Na época de suas descobertas não se pensava em algo mais primitivo que essas partículas, por isso o nome elementar. Hoje se conhece partículas com cargas menores do que a carga elementar e, por convenção, esse termo se mantém em uso.

Experimentalmente, com a observação de efeitos de atração e repulsão em corpos eletrizados, deduziu-se que eles também ocorrem nessas partículas. Caracterizou-se assim a existência de dois tipos de carga elétrica: a carga do próton e a carga do elétron. A diferença entre elas se fez através dos sinais “+” e “-“, respectivamente. Contudo esses experimentos levaram à conclusão das seguintes propriedades:

elétron repele elétron

próton repele próton

elétron atrai próton

Desse modo poderemos generalizar, escrevendo:

*cargas elétricas positivas repelem-se;

*cargas elétricas negativas repelem-se;

*cargas elétricas de sinais opostos atraem-se.

Veja a representação de maneira ilustrada:


Experiências:

É através da eletricidade que se explicam muitos fenômenos que nos cercam no dia-a-dia. Como exemplo:

-Ao atritar o âmbar com um pedaço de lã, este se eletriza e repele outro pedaço de âmbar igualmente eletrizado.

-Do mesmo modo, ao atritar o vidro com um pedaço de lã, este se eletriza e repele outro pedaço de vidro igualmente eletrizado.

-No entanto, o vidro eletrizado atrai o âmbar eletrizado.

Assim é possível chegarmos a conclusão que: Toda vez que 2 corpos se atraem ou se repelem com uma força elétrica, dizemos, por comodidade, que esses corpos têm carga elétrica.

Condutores e Isolantes:

Objetos que possuem a carga elétrica com enorme dificuldade para se movimentar são considerados isolantes. São eles: borracha, vidro, lã e plásticos.

Objetos que possuem a carga elétrica com extrema facilidade para se movimentar são considerados condutores. São eles: os metais, como o cobre, alumínio, ouro e prata.

Quantidade de Eletricidade:

Todo átomo tem número de prótons igual ao de elétrons. Podemos, portanto, concluir que um átomo em seu estado natural é neutro. Generalizando, todo corpo em seu estado natural é neutro. Se dele retirarmos alguns elétrons, ele ficará com carga elétrica positiva. Se a ele acrescentarmos alguns elétrons, ele ficará com caraga elétrica negativa.

Perdeu elétrons – fica positivo

Ganhou elétrons – fica negativo

*Este texto receberá conceito abaixo da média devido à cópia de grande parte do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carga-eletrica/carga-eletrica.php

Deixe um comentário

Arquivado em VF.3MB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s