[1º] Conceitos de velocidade (por Vitor Barbosa)

A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.

A velocidade se divide em dois principais tópicos como a Velocidade Média e a Velocidade Instantânea.
A Velocidade Média indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio.
A Velocidade Instantânea de um móvel será encontrada quando se considerar um intervalo de tempo.
Existe também a Velocidade Relativa, que é a velocidade de um móvel em relação a um outro móvel referencial.
Outro conceito importante da Velocidade e o Movimento uniforme, que é quando um móvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este móvel está em um movimento uniforme (MU). Particularmente, no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme. Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.

Pois do mesmo modo que existe o Movimento Uniforme temos outro conceito que é o Movimento Uniforme Variado, que é também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.

Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.

A Aceleração é muito importate quando falamos de velocidade mais o que é aceleração?

Aceleração é a taxa de variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo ou velocidade/tempo. Em unidades SI, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). No CGS; é quantificada em Gal, sendo que um Gal equivale a um centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²). Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto da velocidade.
Ou seja tudo aquilo que se move está dentro de algum conceito de velocidade.

O ser humano aguenta alta velocidade, de quanto?

Força-g sobre o corpo humano

A força-g está totalmente ligada a vibração e a ressonância dos tecidos dos organismos. Quando se alcança uma alta força-g, a vibração e a ressonância chegam a tal grau que certos órgãos podem chegar ao ponto extremo de “explodirem”, levando a morte imediata da pessoa. Existe um coeficiente chamado de tolerância-g, que é um coeficiente que calcula a força-g tolerável para o ser humano. Dependendo do grau de inclinação do móvel, é possível treinar. Quanto mais perto vai chegando do limite da tolerância-g, as chances da pessoa apresentar problemas cardiovasculares aumentam drasticamente.
A tolerância humana depende da magnitude da força-g, dependendo da duração, da intensidade e do local onde é aplicada essa força. O corpo humano é flexível e deformável, como ocorre quando uma pessoa recebe um tapa no rosto.

Fonte

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/velocidade.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/G_(F%C3%ADsica)

3 Comentários

Arquivado em VF.1MB

3 Respostas para “[1º] Conceitos de velocidade (por Vitor Barbosa)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s