[3º] Campos elétricos: A casa das Cargas Elétricas* (por Marina Boaventura)

Podemos nos referir aos Campos Elétricos como casa das cargas elétricas pelo fato dos campos serem originados a partir de elétrons, prótons e íons (que são cargas elétricas).

Um campo elétrico pode ser definido como um campo de forças elétricas que produzem atração ou repulsão quando dois campos estão um de frente ao outro. Se os campos possuem cargas iguais, provocam repulsão, e quando as cargas são opostas provocam atração.

Os campos elétricos, obviamente, não são visíveis a olho nu, porém pode-se sentir e ver as reações provocadas quando dois campos são aproximados. Quando aproxima-se cabelo a uma televisão, por exemplo, os fios de cabelo ficam “em pé” pela interação das cargas do cabelo e da televisão. Tal interação que ocorre através dos campos elétricos de cada elemento utilizado no exemplo.

A representação dos campos elétricos é feita através de vetores. Os vetores que representam as cargas positivas são chamados de linhas de força, onde em uma ponta de cada linha encontra-se cargas positivas que vão de encontro com as cargas negativas.

 

*Conceito menor neste texto devido ao baixo número de linhas.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MD

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s