[3º] Campo Elétrico (por Thalita de Souza)

É o campo de força provocado por cargas que estão sujeitas a uma força elétrica. Ele pode se representado, em cada ponto do espaço por um vetor, em uma região onde semanifesta a ação das cargas elétricas.

Existem cargas positivas e negativas. Se ela for positiva, a força que sobre ela se exerce, tem o sentido do campo elétrico. E se for negativa, acontece o inverso.

O campo elétrico é composto em cargas positivas e termina em cargas negativas. Seu sentido é representado por linhas de força imaginárias.

Há uma certa semelhança entre campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, semelhante ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada, então, essa semelhança entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica que é responsável por gerar os campos gravitacional e elétrico respectivamente.

Matematicamente, para definir o campo elétrico é necessário definirmos uma grandeza física que o represente. Ou seja, é o vetor campo elétrico, que é dado por:

(lembrando que E e F são vetores).

E como foi citada acima, F, à qual a carga que fica submetida será atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal de q.

Partido de que:

e que E = F / q, após alguns cálculos chegamos que:


sendo que q2 é a carga que gera o campo elétrico, d a distância entre as cargas e k a constante elétrica do meio ( 9,0 . 109 unidades do SI).

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s