[3º] Carga Elétrica (por Caroline Lazarin)

A matéria que forma os materiais é constituída de átomos. Os átomos são constituídos de prótons, nêutrons e elétrons, que por sua vez possuem cargas elétricas. Os prótons possuem cargas positivas e os elétrons possuem cargas negativas, os neutros possuem o mesmo número de prótons e elétrons, portanto, é neutro.

A carga elétrica é uma propriedade física da matéria. As cargas podem ser transferidas entre os corpos deixando-os eletrizados. Mesmo com a troca de carga, a carga total permanece constante. Até mesmo quando ocorre a criação de uma carga, surge uma de sinal oposto, se tornando neutro. Assim, por exemplo, quando um elétron (-e) é criado, surge um (+e) para que carga continue constante.

Quando dois corpos obtêm a mesma carga, ou seja, positivo e positivo ou negativo e negativo, eles se repelem. Quando os corpos obtêm cargas diferentes eles se atraem. Como no exemplo:

Se um corpo estiver positivo, isso quer dizer que ele perdeu elétrons obtendo um número maior de prótons, se o corpo estiver negativo, isso quer dizer que ele ganhou elétrons, tendo assim um número maior de elétrons. No caso do corpo que estiver em repouso, ou seja, neutro, o número de elétrons e prótons será o igual.

Os prótons, nêutrons e elétrons são partículas elementares, portanto indivisíveis. A carga de um elétron (ou próton) é chamada de carga elementar e é dada por:

e = 1,602177.10-19C

A carga total de um sistema será sempre um múltiplo de e. Ou seja, a carga elétrica é quantizada. Matematicamente temos:

Q = N.e

Q – Quantidade de carga em Coulomb

N – Número de elétrons

Alguns materiais de metais, o grafite, o solo e até o corpo humano são bons condutores elétricos, já o vidro, a água pura, a borracha e o ar são bons isolantes (ou dielétricos) elétricos.

Bibliografia*:

http://www.infoescola.com/fisica/carga-eletrica/
http://www.brasilescola.com/fisica/carga-eletrica.htm
http://www.coladaweb.com/fisica/eletricidade/carga-eletrica
http://www.if.ufrgs.br/fis/EMVirtual/cap1/cargas.htm
http://www.portalimpacto.com.br/docs/01EvertonVestCNF4Aula01CargaEletrica.pdf

*Os websites citados acima foram acessados no dia 17/03/2011.

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.3A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s