[1º] Gravidade, um fenômeno presente em nossas vidas (por Guilherme Montenegro)

Quando deixamos algo cair, um objeto qualquer nos perguntamos por que todos eles vão na mesma direção, o chão. Isso se deve a força gravitacional (força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros).

A gravidade exerce força em todos os pontos de um corpo, porém os pontos mais significativos para efeito de locomoção e movimento de um corpo humano em geral, seriam as principais articulações.

Por volta de 1660, houve o primeiro estudo sobre a gravidade, o físico inglês Isaac Newton. Diz a história que Newton estava repousando à sombra de uma macieira e, ao ser acertado por uma maçã, resolveu estudar a razão de os corpos serem atraídos para a superfície da Terra.

Einstein veio depois e redefiniu a gravidade. Então, existem dois modelos: o de Newton e o de Einstein. A teoria gravitacional de Einstein tem características que permitem prever o movimento da luz em torno de objetos de massa muito grande, além de prever outros fenômenos interessantes

A força gravitacional age sobre os corpos, conferindo-lhe o peso, portanto sem a gravidade, os corpos não teriam peso. Os corpos celestes estão sujeitos à força da gravidade porque as massas se atraem. Isso explica o fato dos planetas do sistema solar, asteroides e estrelas girarem ao redor do Sol: sua força de atração é imensa! A explicação é a mesma para o fato da Lua girar ao redor da Terra sem ficar “perdida no espaço”.

Com informações básicas, podemos perceber a importância da gravidade em nossas vidas, ela está presente em todos os momentos, mesmo quando não percebemos é a gravidade que nos permite ficar firmes no solo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em VF.1MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s