[3º] Potencial elétrico (por Adriana Meyer)

Podemos definir Potencial elétrico como a capacidade que um corpo tem de atrair ou repelir outras cargas elétricas dependendo da combinação dessas cargas.

Se imaginarmos uma carga “Q” que gere um campo elétrico e uma segunda carga chamada de “carga de prova q” que entre neste campo, esta sofrerá atração ou repulsão, o que gera movimento, ou seja, energia cinética. Se há Energia Cinética, há também uma energia potencial, nestes casos, chamada de Energia Potencial Elétrica (medida em Joule “J”). A partir disto podemos formar uma fórmula para calcular a Energia Potencial Elétrica:

O Potencial Elétrico é medido em Volts (V) e seu valor diminui conforme a distância entre as cargas. Para calcular o Potencial Elétrico de um corpo, basta dividir a Energia Potencial Elétrica pela “carga de prova q”, este será o quociente desta divisão:

V = EP / q

Se neste processo forem envolvidas diversas cargas, o potencial elétrico será igual à soma de todos os potenciais criados por cada carga.

Equipotencial é formado por linhas perpendiculares imaginárias que possuem um mesmo valor de Potencial Elétrico, mas esse valor diminui quanto a distância do centro, ou seja, da carga geradora do campo, formando, de certa forma, “camadas”.

Referências:

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/potencial.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Potencial_el%C3%A9trico

– Livro: “Física, Sampaio e Calçada”; Atual Editora.

 

Deixe um comentário

Arquivado em CA.3MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s