[3º] Quem deixou os elétrons se movimentarem? (por Gleyce Gonçalves)

Potencial Elétrico é a capacidade de um ponto do campo elétrico acelerar uma carga. Imaginando uma carga X que é colocada num ponto P de um campo elétrico qualquer, a energia que essa carga X adquire associada ao quanto ela está predisposta a entrar em movimento é o potencial elétrico.

O potencial elétrico [v] pode ser definido pelo resultado da divisão da energia potencial adquirida pela carga (medida em Joule) e o valor da carga (medida em Coulomb) e é medido em Volts, como no exemplo a seguir:


Mas também pode ser calculado pela seguinte fórmula:

Onde V é o potencial elétrico, Q o valor da carga que cria o campo e d a distância do ponto em questão a carga propriamente dita.

E o que pilhas tem a ver com isso?

Todos sabemos que as pilhas tem dois polos, um negativo e um positivo. Se cada polo de uma pilha tem uma carga de sinal diferente isso quer dizer que ao entrar em contato com o circuito de um aparelho qualquer, um polo vai atrair e o outro vai repelir as cargas desse circuito, fazendo com que essas cargas se movimentem dentro do circuito e, assim, o aparelho funcionar.


Para explicar melhor, imagine que a pilha é a carga que forma o campo elétrico e que os elétrons do circuito são inúmeros pontos dentro desse campo elétrico. Então o que dá possibilidade de se movimentar e de aceleração aos elétrons nesse campo é o potencial elétrico.

O potencial elétrico dá a possibilidade de aceleração, mas o que realmente causa a aceleração é a Diferença de Potencial (ddp), mas isso é assunto pra outra hora.

Bibliografia

http://www.infoescola.com/fisica/potencial-eletrico/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/potencial-eletrico/potencial-eletrico.php

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/potencial.php



Deixe um comentário

Arquivado em CA.3ME, Recomendados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s