[1º] Forças Normal e de Atrito (por Carolina Theodoro)

Força independente de qual seja está relacionada com as alterações de quantidade de movimento. A força de Atrito é basicamente aquela força que percebemos quando empurramos um objeto e ele nem se quer se mexe, isso acontece, pois o objeto também está fazendo uma força sobre você o que faz ocorrer um atrito, porém esta força será contraria a do movimento feito por você.

È por isso que às vezes quando batemos em algo com muita força sentimos que dói em nossas mãos também, pois a mesma força que colocamos contra o objeto, é colocada sobre nós no sentido contrario. Mas para que ocorra a força de atrito é necessária a força normal, quanto maior a força normal sobre o objeto, maior será à força de atrito entre os dois.

A força normal é toda pressão atuada sobre um objeto que estava mantido em um referencial e a partir do momento que recebe esta força se locomove com determinada rapidez ou lentidão, depende da força aplicada sobre o mesmo. Nesta força ao contrario da de atrito, como o objeto se mantém com velocidade nula, a partir do momento que se é imposta uma força resultante sobre o mesmo, ele se deslocará de forma visível. Más que fique claro que se existirem duas forças sendo aplicadas sobre um mesmo objeto sendo uma positiva e outra negativa, o objeto talvez não se locomova tudo depende da força aplicada em cada lado.

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.1A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s