[1º] Vetores e Escalares (por Arturo Felippini)

Quando falamos em grandezas físicas, algumas delas só ficam completamente definidas ao informarmos um número ou uma unidade. Portanto, uma grandeza é escalar quando damos apenas um número a ela, sem informações adicionais. Exemplo: temperatura de tal pessoa é 37ºC. Esta informação está completa, ou seja, a temperatura é uma das grandezas escalares existentes, não necessitando de complementos para se entender a informação transmitida.

Mas quando dizemos que a velocidade de um carro é de 50km/h, não definimos completamente a informação, não foi citado a direção nem o sentido do carro. A necessidade dessas informações complementares caracteriza a velocidade como um vetor.

Os vetores são representados por setas, e costuma-se representar um vetor com setas maiores para grandes números e menores para pequenos números. Basicamente usa-se de dois modos de representar vetores: o método geométrico e o método analítico.

No método geométrico, a visualização dos vetores fica mais óbvia, mas não é adequado para as operações com diversos vetores. Consiste basicamente em um simples desenho das informações.

O método analítico consiste em definir um sistema de coordenadas cartesianas e decompor os vetores segundo as suas componentes nestes eixos, ou seja, não são representados em desenho, apenas em números e coordenadas.

Deixe um comentário

Arquivado em VF.1MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s