[2º] Você se sente quente? (por Beatriz Alvani)

A temperatura em média do corpo humano, varia de 36,5 até 37 graus. Se você está com a sua temperatura maior do que isso, você está em um estado febril. É errado dizer que quando estamos com febre, estamos doentes, porque a febre é somente um sinal de alerta do nosso organismo. Aumentos da temperatura corporal podem acontecer quando realizamos exercícios físicos , quando estamos com roupas de frio embaixo de sol muito quente , ambientes muito quentes ou frios, e alterações no ciclo hormonal, essa ultima no caso das mulheres. Normalmente, não sentimos só a febre, mas também sentimos outros sintomas como: mal estar, dores de cabeça, dores musculares, falta de apetite, e outros. Isso faz com que muitas pessoas pensem que estão pegando gripe, ou algo do tipo. Existem casos também que as pessoas acham que estão com febre interna, mas não. Não existe a febre interna, o que existe é que quando estamos com febre, tudo no nosso corpo esquenta começando pela pele, fazendo com que nós tenhamos a sensação de estarmos quente por dentro e por fora não . Mas é impossível estarmos quente por dentro, e nossa pele estar gelada.


Dentro do nosso cérebro, existe o hipotálamo, que é uma espécie de termômetro. Ele decide se vamos ganhar ou perder calor, e aí quando pegamos alguma infecção ou algo assim, nosso corpo ativa células para combater a infecção, e as células produzem substancias que ajudam a combatê-la. Essas substancias quando alcançam nosso hipotálamo , faz aumentar a temperatura . Por isso que muitas vezes quando a pessoa tem artrite no joelho, por exemplo, ou outras infecções na garganta, além das dores musculares, podem ficar vermelhas e ficar quente, ou criar o pus. Nós esquentamos, porque as bactérias e vírus gostam de viver em temperatura de 37 graus, pois elas são mais ativas. E o nosso corpo tem exatamente essa temperatura. Então o corpo produz a febre, para os vírus e as bactérias saírem.


O que é um pouco estranho é que quando estamos com febre, ficamos com frio. E isso é porque nossa pele e todo resto está muito quente, e isso faz com que o cérebro ache que estamos nos aquecendo cada vez mais, e então ele toma ‘providencias’ para esfriá-lo.
A febre na verdade, é uma ajuda para nosso corpo, mas se passar de 40 graus, começam a causar delírios, convulsões, às vezes ocorre insuficiência cardíaca. Então é aquela velha frase: ‘’tudo demais é ruim ‘‘. A febre é como um aviso para ‘’sabermos’’ que existem bactérias no nosso corpo.
No dicionário, a febre é a elevação anormal da temperatura constante (animais superiores e homem) sob a influência de uma causa mórbida. São conjuntos de perturbações que acompanham esse estado (agitação, aceleração do pulso, sensação de calor e de doença).

Fonte: http://www.mdsaude.com/2009/01/o-que-significa-e-por-que-temos-febre.html

5 Comentários

Arquivado em VF.2MB

5 Respostas para “[2º] Você se sente quente? (por Beatriz Alvani)

  1. Caa

    Muito esclarecedor.

  2. j claudio.

    se vc tiver ficado muito tempo no sol seu corpo pode super aquecer e mesmo muito tempo depois seu corpo ainda pode estar liberando a temperatura,vc pode pode ficar um bom tempo no chuveiro ou numa banheira, pode melhorar.

  3. Wladia

    Oi…me incomoda a minha cabeça esta sempre muiiito quente e 3mbaixo dis dos seios tb..fica molhado td tempo…moro numa cidade quente. ..sera p isso? Mas to sempre procuransl me resfriar.. Ventilador..ba nho..leque..

  4. Josy Priscila

    Bom eu sou meia fora dos parametros vivo c frio minha temp 34 35 quando chega nos 36 comeco a a sentir um calor infernal.

  5. bom dia, sempre o meu corpo fica quente bom estou bem saude de saude o que sera

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s