[3º] Afinal, por que levamos choque? (por José Augusto Lima)

Parece ser uma pergunta simples, a qual qualquer aluno do primário responde. Sou obrigado a dizer: “Não é tão simples assim!”.
As pessoas no primário aprendem que, “Água é uma condutora elétrica e que o corpo humano tem 2/3 de água e por isso tomamos choque”.
Isso é um fato, porém, infelizmente a vida não é assim tão simples.

No ensino fundamental não estamos preparados pra enfrentar a física em toda sua magnitude, e de fato, muitos nunca estarão. No ensino médio, as pessoas estão supostamente com as mentes melhores pra entender a física, porem, muitas vezes o que se aprende é que “Física = Matemática”, algo que é compreensível, mas não é o correto. Muitos dão a desculpa, “O vestibular vai chegar e você vai ter que saber isso” ou “o ENEM não vai pedir o conceito e sim a conta!”. Tudo bem aprendermos as contas, mas e os conceitos? E a beleza da física quando você não precisa ficar decorando formula? E a mensagem que os filósofos gregos queriam passar a seus pupilos enquanto lhes ensinava a física?
Esses conceitos não estão completamente perdidos, todos os ramos da física mostram isso. Qual a prova disso?

Nenhuma fórmula surgiu do nada. Todas as fórmulas são baseadas em conceitos, até mesmo aquela loucura chamada de Teoria Do Caos, que o Einstein simplificou a: E=mc².

(Exemplo de equilíbrio entre conceito e matemática)

Tudo isso pra simplesmente chegar ao ponto inicial.
POR QUE LEVAMOS CHOQUE?

A diferença de potencial explica isso. DDP como também é conhecida, é conceituada como, “A diferença de cargas entre dois pontos em um sistema”. Essa diferença de potencial esta presente para que as cargas possam se deslocar de um ponto a outro, e assim fazer as coisas receberem energia e por fim funcionarem.

Ainda não descobriu a resposta da pergunta anterior?
Bem, exemplifiquemos então!

Uma pessoa coloca um dedo na tomada e depois encosta a mão na parede. Voilà.
Você leva um choque de algo entre 110v e 220v. Isso porque a tomada estaria carrega com, digamos que, 120v e a parede, digamos que, 1v. No momento em que se tocou a parede enquanto se tocava a tomada criou-se uma diferença de potencial de 119v, e essa diferença foi o que passou pelo seu corpo. Uma carga de 119v que passa de um ponto a outro e te usa como fio elétrico, para que esse deslocamento possa ser feito.

Também poderia citar o porquê não é só por ser 2/3 água que o corpo humano conduz eletricidade, mas isso fica pra outra vez.

2 Comentários

Arquivado em CA.3ME, Recomendados

2 Respostas para “[3º] Afinal, por que levamos choque? (por José Augusto Lima)

  1. vaness

    Ficou muuuuuuuuito bom. Parabééns🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s