[3º] Energia elétrica (Ninguém vive sem. Use com cuidado) (por Isabella Santos)

Já que ninguém vive sem a energia elétrica nos tempos modernos, vamos informar as pessoas de suas conseqüências, se não usadas corretamente. Temos como exemplo os choques elétricos que são originados por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. Nós temos a capacidade de sentir apenas 1 mA da corrente elétrica, pois se fosse uma corrente de 10 mA a pessoa não sentiria os músculos sendo difícil de abrir a mão para se livrar do contato, ressaltando que o valor mortal varia de 10 mA e 3A, contudo o pior choque de todos ainda é aquele que passa pela mão da pessoa e sai pela outra, segundo relatos, pois atravessando o tórax, tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

 

Fica limitado a dois dedos de uma mesma mão, pode ter queimaduras e perder os dedos.

 

 

Corrente entra por uma das mãos e sai pela outra, percorrendo o tórax.

 

 

 

Entra por uma das mãos e sai por um dos pés. Passa pelo tórax, centros nervosos, diafragma, e dependendo da intensidade da corrente produzirá asfixia e fibrilação ventricular e, portanto, parada cardíaca.

 

 

Corrente de um pé ao outro, poderá sofrer perturbações dos órgãos abdominais.

 

 

Há três tipos de choques elétricos, são eles:

  • Choque produzido por contato com circuito energizado: todo aquele que o choque surge por meio do contato da pessoa com uma parte energizada da instalação. Esta é do tipo que o choque só irá continuar se a pessoa continuar em contato com a parte energizada e a fonte de energia ligada, ocasionando pequenas contrações;

Para avaliarmos a corrente elétrica que circula em um circuito elétrico, utilizamos a Lei de Ohm, esta tem como função estabelecer a intensidade da corrente elétrica que circula numa carga que esta é maior que a força da tensão, sendo o corpo humano o condutor de corrente elétrica. Definimos o seguinte:

I = V/R

I = Corrente em Ampères

V = Voltagem em Volts

R = Resistência em Ohms

  • Choque produzido por contato com corpo eletrizado: é o choque produzido por eletricidade estática, e apesar de ter uma duração curta pode descarregar a carga de eletricidade contida no elemento energizado. Este choque não provoca efeitos lesivos por conta da sua duração;

  • Choque produzido por raio (Descarga Atmosférica): só acontece quando há uma descarga atmosférica, na qual tem contato direto ou indireto com o individuo, podendo ter graves conseqüências, tais como queimaduras graves e até a morte rápida.

 

A maioria das pessoas não sabe se é a voltagem ou a corrente que fará mal, pois em alguns lugares vemos a placa dizendo: “Perigo – Alta Voltagem”, saiba que alta voltagem, ou alto potencial não lhe farão mal. Pois alta- voltagem pode dar lugar a uma intensa corrente, sendo esta a produtora do dano. Exemplo: Um pombo, pousando num fio de alta voltagem, não é afetado por esta, porque nenhuma corrente passa através do seu corpo, mas se ele tocar dois fios ao mesmo tempo, a corrente o queimará.

Veja a seguir o que o choque elétrico pode-lhe causar e em quais situações.

O que o choque elétrico
pode causar
Em quais situações
Interromper o funcionamento do coração e órgãos respiratórios Quando a corrente elétrica age diretamente nestas áreas do corpo.
Queimaduras Quando a energia elétrica é transformada em energia calorífica, podendo a temperatura chegar a mais de mil graus centígrados.
Asfixia mecânica ou outras ações indiretas Sob o efeito da corrente elétrica, a língua se enrola, fechando a passagem de ar. Outra ação indireta é quando a vítima cai de uma escada ou do alto de um poste.
EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE
CORRENTE CONSEQUÊNCIA
1 mA Apenas perceptível
10 mA “Agarra” a mão
16 mA Máxima tolerável
20 mA Parada respiratória
100 mA Ataque cardíaco
2 A Parada cardíaca
3 A Valor mortal

Concluímos então que a energia elétrica apesar de útil é muito perigosa, pois utilizamo-la diariamente e não há como deixar de usar. Contudo esses perigos que nos traz são acidentes graves tais como: queimaduras (até de terceiro grau), coagulação do sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento (sensação de choque) que pode ser perigosa, se ela provocar a queda do indivíduo (de uma escada, árvore, muro, etc.) ou o seu contato com equipamentos perigosos.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/eletric.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/choques-eletricos/choques-eletricos-3.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/choques-eletricos/choques-eletricos-1.php


Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, SESI.3A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s