[2º] Os estados físicos da matéria e suas mudanças (por Jonathas Érick)

Hoje em dia é necessário ter entendimento de alguns fenômenos para entendermos melhor o mundo ao nosso redor. Um fenômeno muito comum que podemos entender são as mudanças de estados físicos.

Podemos falar de três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso e para cada um desses estados mudarem para outro temos processos que são as mudanças de estado físico que estão de acordo com a teoria cinético molecular que fala da agitação das moléculas. Em cada estado da matéria as moléculas se agitam de uma forma.

A passagem do estado sólido para o líquido é chamada fusão. As moléculas em uma substância no estado sólido tem um tipo de agitação e quando esta substância começa a receber energia em forma de calor suas moléculas começam a se agitar mais e sua temperatura aumenta, diminuindo a ligação entre as moléculas e dando mais movimento as mesma.

A passagem do estado líquido para o sólido é chamada solidificação. Ela acontece quando uma substância líquida esta perdendo calor e suas moléculas começam a se agitar menos e ficarem mais juntas.

A passagem do estado líquido para vapor é chamada vaporização. Acontece quando a substância esta no estado líquido e recebe calor, assim agitando cada vez mais suas moléculas e aumentando a temperatura, até o momento em que as moléculas diminuem suas ligações moleculares grandemente, e, as moléculas ganham uma grande liberdade de movimento. Neste estado as ligações entre as moléculas são quase nulas. Essa passagem pode ocorrer de três modos: pela evaporação( processo lento. É quando a substância fica exposta a temperatura ambiente e vai evaporando); pela calefação( processo muito rápido. Ocorre quando o calor fornecido é muito mais alto que o ponto de ebulição da substância); e pela ebulição( processo rápido. Ocorre quando é fornecido calor a substância e ela começa a esquentar e formar bolhas. Ela ferve).

A passagem dos estado gasoso para o líquido é chamada condensação. Ocorre quando a substância esta no estado gasoso e começa a perder calor. Quando isso ocorre as moléculas vão agitar-se cada vez menos e começam a formar ligações moleculares mais intensas e a substância passa para o estado líquido.

Uma última mudança de estado que podemos falar é a sublimação que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso ou do estado gasoso para o sólido, mas, esse fenômeno é bem difícil de se ver pois só acontece em condições de temperatura e pressão adequadas.

1 comentário

Arquivado em Recomendados, SESI.2A

Uma resposta para “[2º] Os estados físicos da matéria e suas mudanças (por Jonathas Érick)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s