[2º] Quantidade de calor: como medir? (por Marina Xavier)

O que é calor?

O calor é definido como “energia térmica em trânsito” que passa de um corpo para outro. O corpo com maior agitação térmica passa o seu calor para o corpo com menor agitação. Ou seja, as trocas acontecem do corpo mais quente para o corpo mais frio. Portanto, para a transferência de energia entre eles precisa existir diferença de temperatura. Essa transferência de calor acontece até que haja uma estabilização de temperatura entre os corpos. Isso é chamado de equilíbrio térmico, uma das leis da Termodinâmica (ramo da Física que estuda o calor e suas aplicações).

Tipos de calor

  • Calor sensível

O calor sensível provoca a variação de temperatura de um determinado corpo. A quantidade desse tipo de calor que um corpo (massa) recebe, estão direta e proporcionalmente ligados.

  • Calor latente

Esse tipo de calor pode causar alterações na estrutura física de um determinado corpo. Essa medição tem ligação com os estados físicos (sólido, líquido, gasoso,…), já que, é a quantidade de calor que uma substância troca por grama de massa quando muda de estado.

  • Calor específico

O calor específico é característica de substâncias e não de corpos. Corresponde a quantidade de calor que foi recebida ou cedida por 1 grama da substância que leva a uma variação de 14,5 ºC a 15,5 °C na temperatura de determinado corpo.

A quantidade de calor

Ao medir a quantidade de energia térmica de um corpo (temperatura) é possível também medir o calor que esse corpo é capaz de produzir. Essa quantificação é feita por meio do calorímetro, instrumento usado na medição de calor.

A unidade de medida mais utilizada para quantidade de calor é a caloria (cal). Uma caloria corresponde á quantidade de calor necessária para elevar de 1ºC (entre 14,5ºC e 15,5 ºC) a temperatura de 1 grama de água, sob pressão atmosférica normal. Um múltiplo do calor é a quilocaloria (kcal), que é igual a 1000 cal, ou seja, 1 kcal = 1000 cal. É comum a quilocaloria ser usada para medir valores energéticos em alimentos.

Calorímetro

Um calorímetro consiste em um aparelho utilizado para medir as quantidades de calor absorvidas ou cedidas através de trocas físicas ou químicas que uma substância sofre. Com esse aparelho pode ser medido o grau de calor dos corpos que passam de um a outro estado.

Calorímetro: aparelho utilizado nas medições de troca de calor.

Vídeo:

BIBLIOGRAFIA: Livro Tudo é Ciências – Daniel Cruz – Física e Química

Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, SESI.2A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s