[3º] Magnetismo (por Amanda Dantas)

Magnetismo é o fenômeno que ocorre quando uma carga em movimento exerce uma força sobre outras cargas em movimento, sendo a interação mediada por um campo produzido por uma e sentido pelas outras, fenômeno estudado pela física, e descoberto há muitos séculos e que possui enormes aplicações no nosso cotidiano. O minério de ferro magnético foi descoberto pelos gregos, numa região da Turquia. A região era conhecida como Magnésia e , assim, o minério foi chamado magnetita.

Paramagnéticos – são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc.

Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc.

Ferromagnéticos – as substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes das características dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais se imantam fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias.

Os polos magnéticos não coincidem com o dos polos geográficos, pois o polo norte magnético é o polo sul geográfico.Os polos magnéticos não coincidem exatamente com os polos da rotação da Terra.

As aplicações envolvendo o magnetismo são inúmeras, como por exemplo – campainhas das portas e dos telefones, microfones e alto-falantes, geradores de radiofrequência, micro-ondas, televisão, gravadores de fita magnética, memórias de computadores, nanotecnologias e outros.

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.3A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s