[2º] O som (por Nathália Ribeiro)

O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover. Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som. É uma energia que propagada através de ondas, chamadas de ondas mecânicas, pois precisam de um meio material para se propagar, seja este material sólido, líquido ou gasoso. Além disso, o som é uma onda longitudinal – ondas longitudinais são caracterizadas por possuirem sua propagação na mesma direção das partículas vibrantes de seu meio de propagação.
Características das ondas sonoras:
· Comprimento de onda (λ) – distância entre dois pontos de oscilação mínima ou máxima consecutivos de uma onda.
· Freqüência (f) – número de oscilações por segundo. Quanto menor for o número de oscilações mais grave será o som. A freqüência é expressa pela unidade Hertz (Hz).
· Período (T) – é o tempo gasto para que uma oscilação seja completada.
· Velocidade de propagação (v) – é constante para um determinado meio.
A frequência das vibrações sonoras é medida em Hertz (Hz). A audição humana é sensível a ondas sonoras na faixa dos 20 Hz aos 20.000 Hz, aproximadamente. Abaixo dessa freqüência, entramos no campo dos infra-sons; acima dos ultra-sons, vibrações não são mais percebidas, mas podem causar um efeito danoso ao nosso organismo. Nosso ouvido é constituído de modo a perceber as vibrações de um corpo, sempre que essas possas ser transmitidas em um meio elástico, quase sempre o ar. Na ausência de um meio condutor (à vácuo), essas vibrações não podem ser captadas. Nosso sistema nervoso transforma essas vibrações em sensações, que podem ser agradáveis ou não. Chamamos a essas sensações agradáveis de sons e as desagradáveis, de ruídos. Quando um objeto vibra de maneira desordenada, o som provocado por essa vibração é o ruído. Ele decorre da soma de um grande número de freqüências. Ex: trovão.

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.2A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s