[3º] As esquações de Maxwell (por Natália Martineli)

James Clerk Maxwell nascido em 13 de Junho de 1831, foi um físico e matemático. Conhecido principalmente por ter finalizado a teoria moderna do eletromagnetismo, onde uniu a eletricidade, o magnetismo e a óptica. É desta a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas, por ter sido o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, a lei de Gauss, e a lei de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos elétricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. Características essenciais de Mawell para os campos eletromagnéticos são a existência de soluções sob a forma de ondas que se deslocam, e que transportam energia, de um ponto para outro.

Portanto, as equações de Maxwell descrevem os fenômenos eletromagnéticos. Baseado em estudos feitos e alterações feitas por ele mesmo, Maxwell unificou os fenômenos elétricos e magnéticos, concluindo, portanto, as equações que seguem abaixo:

I) Lei de Gauss para a eletricidade: relaciona os campos elétricos e suas fontes. Aplicado também em campos elétricos variáveis com o tempo.

II) Lei de Gauss para o magnetismo: aplicável ao campo magnético e evidencia a inexistência dos pólos Sul e Norte, suas linhas apresentam características contínuas.

III) Lei de Faraday: compreende as características do campo elétrico que originam um fluxo magnético, que gera campos elétricos rotacionais.

IV) Lei de Ampère: relaciona um campo magnético e a corrente elétrica que o origina.

A seguir, as quatro equações:

Fonte:

http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/as-equacoes-maxwell.htm

http://www.on.br/glossario/alfabeto/e/equacoes_de_maxwell.html

http://www.ime.unicamp.br/~vaz/maxwell.htm

 

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.3A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s