[1º] Algumas coisas que não sabemos sobre as estrelas* (por Bruna Pereira)

Todos nós entendemos como estrelas, o céu à noite com pequenos pontos brilhantes, mas o Sol também é uma estrela que devido a sua proximidade à Terra produz a luz do dia. Porém muitas pessoas não se perguntam o que ela realmente é.

As estrelas são grandes e luminosas esferas de plasma e por causa de sua pressão interna, produz energia por fusão nuclear, transformando moléculas de hidrogênio em hélio. A energia gerada é emitida através do espaço na forma de luz.

A posição de uma estrela em relação à outra parece fixa. Porém, as estrelas, estão se movendo, geralmente em grande velocidade. Por causa da grande distância entre as estrelas e nós, só é possível perceber essa movimentação com instrumentos apropriados.

Por parecer que as estrelas estão fixas no céu, imaginamos o agrupamento delas formando constelações. Nesses agrupamentos, as estrelas parecem para nós que as observamos da Terra, estar próximas entre si. Mas na realidade elas podem estar muito distantes umas das outras, às vezes separadas por dezenas de anos-luz.

Exemplo: Na constelação do Cruzeiro do Sul para o observador situado na Terra, as estrelas parecem formar uma cruz. Mas, se um observador, localizado em outro ponto do espaço visse essa constelação, provavelmente não conseguiria perceber a figura da cruz.

Durante o ano, o Cruzeiro do Sul está em diferentes posições em relação ao observador terrestre, mas sempre mantém a mesma posição com relação às demais constelações. Na realidade, é a Terra nosso ponto de observação que está se movimentando.

 

*Texto copiado quase integralmente de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Universo/constelacoes.php

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.1A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s