[1º] Aristóteles e seu modelo de universo* (por Marcely dos Santos)

Aristóteles não era o único filosofo a ter o seu modelo de universo. Vários outros também tinham o seu próprio modelo.

Mas Aristóteles um grande filosofo, influenciava muitas pessoas com o seu modelo de universo. Aristóteles pregava à clareza, à possibilidade, à necessidade das coisas, considerando um fim útil para que as coisas possam existir.

Ele influencia na existência de um estado real e não imaginário algo que seja concreto e não abstrato.

O mundo em que você esta inserido é a maior prova da influencia.Ele dizia que o planeta Terra está localizado no centro do universo e que os céus tinham seus movimentos imutáveis. E com essas duas idéias Aristóteles foi adicionando outras, e construindo teorias bem sofisticadas e coerentes .E assim ele indicou a divisão do mundo em duas partes.

De um lado o mundo que vivemos as nossas vidas e depois morremos e do outro o lado da mutação que pode se dizer (céu) no qual os corpos celestes estavam incrustados em esferas girantes.

Neste mundo mutação, que podia ser considerado perfeito, tudo era harmônico, nele entrava a matemática (ciência das formas perfeitas). Diferente do outro mundo, o nosso mundo não cabia o recurso da matemática. Mas ele descrevia o nosso mundo pelas suas qualidades, ele dizia que os corpos eram formados por quatro elementos (terra, água, fogo e ar) que cada um tinha os seus próprios movimentos, alguns considerados violentos e outros não.

Os considerados violentos eram aqueles que não tinham um corpo em seu lugar natural, um exemplo disso: do lançamento oblíquo de uma pedra. Aristóteles acreditava ser indispensável à aplicação permanente de uma força para manter os corpos em movimentos violentos.

Como podemos ver o universo de Aristóteles tem organização em ordem de importância. Além disso, devemos registrar que, no pensamento de Aristóteles como, aliás, no pensamento grego em geral ,havia um completo divórcio entre a teoria, considerada uma atividade nobre, e as técnicas, vistas como atividades de menor prestígio social. Com a física de Aristóteles compreendemos como ciência é tão evidente.

* Faltou indicação das referências e foi entregue com uma semana de atraso.

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.1A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s