[1º] As grandes e pequenas descobertas da astronomia na Idade Média (por Débora Braga)

No início dos tempos a Astronomia não era estudada tão detalhadamente como atualmente, nela envolvia apenas nas previsões de objetos no céu e as observações, eles usavam esses estudos somente como mapa, calendário e relógio, as atividades eram básicas, e assim conseguiam prever melhor época para plantio e a colheita por exemplo. Mas com o tempo os astrônomos foram se aprofundando cada vez mais em seus estudos. E foi na Idade média que começaram as grandes descobertas graças a alguns astrônomos como: Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, a Hypatia, e outros.

Ainda na antiguidade, Aristóteles, também um grande astrônomo, explicou que as fases da Lua acontecem por causa da iluminação do Sol que está voltada para a Terra. Também explicou como ocorre o eclipse, tanto do Sol quanto o da Lua, Ele falou sobre a esfericidade da Terra, afirmando que o Universo é esférico e finito ou não pode se mover nem terá centro. Defendeu o sistema geocêntrico, ou seja a Terra como centro do Universo, em volta todos os corpos celestes. Para Aristóteles a Terra era composta por quatro elementos: terra, ar, fogo e água, tendo seus lugares adequados formados por sua gravidade especifica, ele acreditava que o céu era diferente ele se movia de forma natural e infinita, com movimentos circulares por causa de sua composição um quinto elemento o éter. Defendia que no céu existia ainda um quinto elemento: o éter.

Cláudio Ptolomeu foi um dos primeiros astrônomos na Idade Média e foi ele que elaborou (aperfeiçoou) o primeiro sistema planetário geocêntrico, nele afirmava que quanto mais longe estivesse os astros da Terra, levaria mais tempo para dar a volta em torno dela, nesse sistema, cada planeta se move num círculo pequeno, todos em volta da Terra, que o Centro do Universo.

Os árabes também tiveram grande influencia da astronomia na Idade Média, a astrônoma Hypaita ajudou com suas contribuições à astronomia, como no mapeamento dos corpos celestes e a” invenção do hidrômetro” sua função é determinar a densidade relativa de líquidos.(Um densímetro é um instrumento utilizado para medir a relação entre a densidade do líquido com a densidade da água).

O sistema geocêntrico permaneceu por mais de 1000 anos, e foi quando Nicolau Copérnico se baseou na teoria de Ptolomeu e apresentou um novo sistema nele falava que círculo pequeno (epiciclo) poderiam ser eliminados colocando o Sol no Centro do Universo,  afirmando que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e viaja ao redor do Sol uma vez por ano, esse sistema ficou conhecido como “ Sistema heliocêntrico”.

E assim acaba a Idade média, porem com o avanço na Astronomia foi encontrados algumas imperfeições, que foram aperfeiçoadas com ajuda de outras descobertas.

Referências:

http://tgsufsc.vilabol.uol.com.br/

http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/idade_media.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_astronomia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_Ptolomeu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.1A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s