Ciência x Religião na Idade Média

Na idade média a religião e a ciência eram como se fossem rivais. Pois a igreja cristã defendia a idéia do geocentrismo que dizia que a Terra era o centro do universo.

Este modelo de ver o universo foi defendido e explicado de forma mais eficiente por Claudio Ptolomeu, para Ptolomeu os planetas a Lua e o Sol giravam em torno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

Os planetas estariam sobre esferas concêntricas de cristal, presididas pela esfera das estrelas. Todas essas esferas girariam com velocidades diferentes, o que, julgava Ptolomeu, explicava as diferentes velocidades médias com que se moviam os diversos planetas.

Como a igreja cristã obtinha quase que todo o poder da época poucos podiam se contrapor a esta idéia pois estaria indo contra a igreja e consequentimente indo contra Deus, o que acabou limitando o conhecimento dos cientistas da época.

Mas também havia outra maneira de ver o universo que era o Heliocentrismo.O Heliocentrismo é uma teoria baseada nas idéias de Aristarco de Samos que apresentou esta teoria pela primeira vez no século III a.C, a teoria Helicentrica diz basicamente que o Sol é o centro do universo, mas foi no século XVI que Nicolau Copérnico conseguiu dar sustentação cientifica a teoria Heliocentrica, e posteriormente Galileu Galilei no século XVII, porém Galileu Galilei conseguiu provar está teoria com o auxilio de um telescópio.

Jonas Kepler também foi a favor desta teoria e publicou sua primeira obra “Mysterium Cosmographicum” em 1596, ele conseguiu criar três leis sobre a movimentação dos planetas analisando por 17 anos os dados deixados pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Extras

2 Respostas para “Ciência x Religião na Idade Média

  1. Isa

    A igreja cristã acreditava no teocentrismo, que era Deus é o centro de tudo

  2. Isa

    Que a igreja cristã acreditava no teocentrismo,que significa Deus é o centro de tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s