[1º] Newton e a Lei da Gravitação Universal (por Viviane Yokoyama)

A lei da gravitação universal foi criada pelo físico Isaac Newton. E como todos dizem, uma maçã caiu sobre sua cabeça e, portanto observou que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela, e que seria a Terra. Mas ele estudou mais esse pensamento, e sugeriu que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do universo que possuem massa atraem outros corpos que também possuem massa.

É a gravidade que nos mantém na Terra, e que mantém a Terra e os outros planetas no sistema solar. A força gravitacional é muito importante na evolução das estrelas e das galáxias. De certa forma, é a gravidade que mantém o universo.

Sua medida é feita através da própria Lei de Newton, onde a força gravitacional exercida pelo planeta é o próprio peso do corpo na posição em que se encontra dentro do campo gravitacional. Se a Lua executa um movimento orbital por causa da atração que a Terra exerce sobre ela, isso quer dizer que a Lua está em movimento de queda, mas que nunca vai atingir a Terra.

Nós também atraímos outros corpos que estão ao nosso redor. Mas, como temos uma massa pequena e os outros corpos também, não sentimos essa força causada pela atração gravitacional. Quando pelo menos um dos corpos tem uma massa considerável, como o planeta Terra, é possível sentir a força da gravidade.

 A intensidade da força de atração é a mesma em ambos os corpos, independente dos valores de suas massas e pode ser determina pela expressão:

Lei da Gravitação Universal de Newton

 em que G tem um valor constante e é denominada: constante lei da gravitação universal.

M e m são as massas dos corpos que se atraem, medida em Kg. Seu valor, medido experimentalmente, é:

G = 6,67 · 10e–11 N·m2/kg2

Gráfico F = f(d)

Variando-se somente a distância D entre os dois corpos, observamos uma variação na intensidade F da força gravitacional. Como F · d² = G · M · m (constante) então a curva correspondente ao gráfico F x d é uma hipérbole quadrática.

Lei da Gravitação Universal de Newton

1 comentário

Arquivado em SESI.1A

Uma resposta para “[1º] Newton e a Lei da Gravitação Universal (por Viviane Yokoyama)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s