[1º] Teoria da relatividade* (por João Victor Silva)

A Teoria da Relatividade é o nome dado ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral.

Na Relatividade Espacial Albert Einstein conclui problemas iniciados pelo matemático francês Henri Poincaré e pelo físico holandês Hendrik Lorentz, entre outros. Albert diz que o espaço-tempo na relatividade especial consiste de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão). É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante que é o segundo postulado dito por ele. Que é a velocidade da luz no vácuo (300.000 km/s), e que a velocidade depende do seu referencial, como:

Se você estiver dentro de um ônibus, você estará parado em relação ao ônibus, mas estará em movimento em relação ao chão.

Já a Relatividade Geral Einstein procura avaliar o que acontece em referenciais não inerciais (que possuem aceleração). Ele chega a algumas importantes conclusões:

  • De que no referencial, apesar de esta acelerando ou submetido a uma força distante, a velocidade dele será igual.

Um exemplo é quando um elevador sobe o passageiro não tem como saber se o elevador realmente iniciou o movimento ou se alguma força começa a empurrá-lo para baixo.

  • Força Gravitacional é provocada por causa de uma distorção (ou seja, a massa provoca distorção) na relação entre espaço-tempo.

Um exemplo disso é quando um carro em aceleração percorre um maior espaço em menos tempo.

*Os exemplos citados servem apenas para ilustrar um possibilidade de discussão, mas não condizem com a teoria da relatividade.

Deixe um comentário

Arquivado em SESI.1A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s