[2º] Olho humano (por Natalia Pineda)

  • Como funciona

Nossos olhos funcionam como máquinas fotográficas. Cada olho tem uma pupila que, como no sistema de abertura de uma máquina fotográfica, regula a entrada e a luz. Quando está escuro, nossas pupilas crescem para permitir a maior entrada possível de luz. O tamanho da pupila é controlado pela íris, que a rodeia. Quando a luz passa pela pupila, ela encontra o cristalino. O cristalino, também chamando de lente, faz com que a luz se desvie, iluminando uma região na parte posterior do olho, a retina. A retina é como o filme de uma máquina fotográfica. Nela se forma uma imagem em posição invertida, que é transmitida pelo nervo ótico ao cérebro, que nos permite interpretá-la na posição correta. Observe na imagem abaixo:

  • Curiosidade

Uma máquina fotográfica pode ficar em foco pelo ajuste da lente, mas o olho humano fica em foco fazendo com que seu cristalino fique mais fino e longo ou mais grosso e curto.

Os cristalinos de algumas pessoas não focalizam corretamente. A solução é usar óculos ou lentes de contato. Pelas lentes, a luz é desviada e permite a correta focalização sobre a retina.

As pessoas que não podem ver imagens distantes com clareza, pois as enfocam na frente da retina, precisam de lentes côncavas (1). No caso contrário, as pessoas não podem ver com clareza as imagens próximas, pois as focalizam atrás da retina. Essas pessoas precisam de lentes convexas (2):

  • Captação de cores

A cor é uma informação visual, gerada por um estímulo, que é percebido pelo nosso olho e interpretada pelo nosso cérebro. Uma cor pode ser relacionada a um sentimento, a um acontecimento, pode despertar emoções e tudo isso influencia em como percebemos esse tom.

O olho humano possui dois tipos de células responsáveis por nos fazerem enxergar: os cones e os bastonetes.

Os bastonetes são células que necessitam de pouca luz para serem sensibilizadas. Entretanto não conseguem formar imagens coloridas ou nítidas. É por isso que a noite ou em locais escuro é muito difícil se distinguir cor.

Já os cones são sensibilizados com uma quantidade grande de luz e geram as imagens nítidas e coloridas. Existem três tipos de cones, os azuis, os vermelhos e os verdes. Eles são chamados assim, pois o cone azul é ativado por ondas de comprimento muito aproximado às que formam a cor azul, também chamadas de ondas curtas, enquanto os cones verdes se sensibilizam por ondas de comprimento próximo ao verde, também, chamadas de ondas médias e os cones vermelhos com ondas de comprimento próximo ao vermelho, também chamadas de longas.

Assim, as cores vermelho, azul e verde são as três cores que nossos olhos captam. Todas as outras cores que vemos são formadas a partir dessas três cores. Por isso essas cores são consideradas as cores primárias da visão e também da síntese aditiva de cor:

  • Cor dos olhos

A cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. Os humanos e os animais têm muitas variações fenotípicas na cor dos olhos. Pessoas que possuem olhos mais claros são mais sensíveis à luz, pelo fato de que não há pigmento o suficiente para bloquear os raios de luz e proteger a visão. Isso pode gerar danos na visão que podem ser irreversíveis. As evidências de que olhos mais escuros proporcionam uma melhor visão são muito pequenas. Porém, já se sabe que é possível ter melhores reflexos com olhos mais escuros.

  • Azul

Olhos azuis são mais comuns no Europa Central e do Norte e, em menor grau no Sul da Europa e na América do Norte. Eles também são encontrados em parte da África do Norte Ásia Ocidental e Sul da Ásia, em especial as regiões setentrionais. São encontrados principalmente em pessoas de origem norte-européia, centro-européia, norte do leste europeu e países bálticos. Os Países Nórdicos têm o maior percentual de pessoas com olhos azuis. Vários bebês com olhos claros têm olhos azuis, porém seus olhos escurecem conforme os anos (devido ao aumento da produção de melanina pelo corpo), ou mudam de cor.

  • Castanho

A grande maioria da população mundial tem olhos escuros, variando desde castanho claro até tons mais escuros. Olhos castanhos claros estão presentes em muitas pessoas, mas numa menor extensão. Olhos marrons muito claros são mais comuns em pessoas com a pele mais morena, como descendentes de árabes. A maior parte dos habitantes da África, Ásia, e das Américas têm olhos castanhos. Também são encontrados na Europa, Oceania e América do Norte. Olhos castanhos sempre foram considerados dominantes entre os genes. Pessoas com olhos marrons muito escuros podem parecer ter olhos pretos em ausência de luz forte, ou até mesmo à exposição de luz. Isso é muito comum em pessoas de origem Africana, Asiática, nativos americanos e em descendentes de povos árabes. Porém não existem olhos com a íris absolutamente preta.

  • Verde

É a cor mais rara de olhos, apenas cerca de 2% da população mundial possui olhos verdes. Olhos verdes são mais freqüentemente encontrados em pessoas de origem Celta, Germânica, e Eslava. Húngaros têm o maior percentual de olhos verdes entre todas as populações, cerca de 20%. Olhos verdes também são encontrados, apesar de que em proporções baixas, em populações do Oriente Médio ao centro e sul da Ásia. E eles são tão comuns entre os Pashtuns que no Paquistão, Pashtuns são freqüentemente chamados “Hare Ankheian Vaale”, que significa “o povo dos olhos verdes”. Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis.

Bibliografia:

Enciclopédia Temática Ilustrada – Todo o Mundo Por Dentro. Disney Explora.

http://hypescience.com/

http://pt.wikipedia.org/

Deixe um comentário

Arquivado em Recomendados, SESI.2A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s